Estúdio cria residência estudantil em color blocking na Espanha
Projeto assinado pelo estúdio Masquespacio é de plano aberto e com cor que estimula a coletividade entre os moradores
O estúdio Masquespacio, com sede em Valência, concluiu um projeto em plano aberto com color blocking que cria um sentimento de comunidade para o alojamento estudantil Resa San Mamés na Espanha.
O projeto de interiores da residência em Bilbao foi encomendado pela empresa de hospedagem para estudantes Resa com o objetivo de permitir que seus ocupantes “compartilhem experiências em comunidade”. O escritório elaborou um plano aberto para o prédio de 1.850 m², que tem estúdios para 351 residentes e oferece espaços para estudar, socializar, reunir e jantar.
“O cliente destacou que queria criar uma comunidade e um ponto de conexão forte entre os residentes da nova Resa”, disse o cofundador e diretor de marketing de Masquespacio, Christophe Penasse, ao Dezeen. O interior arrojado e colorido usou verdes vibrantes combinados com rosa millennial, lavanda e rosa quente, enquanto estofados e divisórias foram usados para definir zonas dentro do espaço.
“Usando a técnica de color blocking obtivemos um forte impacto visual para o espaço e ao mesmo tempo pudemos criar uma distinção clara entre cada zona neste open space”, explicou o estúdio.
Para além do alojamento, o edifício dispõe de cozinha, sala de jantar, salas de estudos, salas de lazer, ginásio e esplanada. Amarelo neutro cobre o teto acima da cozinha aberta, enquanto azulejos lavanda são usados como backsplash. Móveis de madeira com detalhes em amarelo rodeiam a área da cozinha, alguns dos quais sobre rodas para permitir aos usuários reconfigurar o espaço como desejarem.
Mesas e cadeiras cor-de-rosa milenares foram colocadas contra um pano de fundo verde para definir o espaço de jantar, que também possui degraus de grandes dimensões que formam assentos em estilo de anfiteatro para incentivar a interação do grupo.
“Gostamos da ideia de trabalhar com um espaço aberto e fazer um espaço especialmente voltado para os estudantes universitários”, explicou Penasse. “Oferecendo muitas opções para tornar o dia na residência um pouco mais atraente e ao mesmo tempo ajudá-los a serem mais criativos.”
As áreas de estudo da residência utilizam paredes de vidro acústico para proporcionar silêncio, mas podem ser abertas para conectar o espaço de estudo com uma sala adjacente. O tijolo pintado de azul adiciona textura aos espaços de estudo formais e cortinas de veludo vermelho em trilhos circulares circundam as mesas de estudo do grupo para privacidade adicional. Paredes e tubulações de serviços não foram rebatidas e expostas para dar ao interior um aspecto industrial.
O estúdio explicou que visualizou o projeto da Resa San Mamés como um espaço de fluxo livre que incentiva os próprios alunos a determinar como ele é usado. “Um espaço onde você não precisa estar na sala de estudos para ler um livro, mas apenas pode sentar-se na área de lançamento”, disse Penasse. “Um espaço onde as pessoas compartilham ideias, experiências e se conectam.”
O conceito de color blocking seguiu até o terraço ao ar livre, onde mesas verdes de piquenique ficam dentro de uma área de zoneamento verde, enquanto diferentes tons de azul sinalizam outras áreas de assentos.
Veja mais fotos do projeto na galeria: