Casa Created with Sketch.

Paleta neutra traz aconchego a este apartamento de 88 m²

Madeira, material marmorizado e tons sóbrios compõem uma cartela de cores que abraça e relaxa os moradores

 (Eder Bruscagin/Casa.com.br)

Depois de conhecer o trabalho da arquiteta Michelle Machado pelas redes sociais, o jovem casal, proprietário deste apartamento de 88 m², não teve dúvidas quando a ideia foi reformar o imóvel. “Eles viram meu trabalho em um vídeo do Youtube, no qual registrei a reforma de um estúdio do inicio ao fim em time-lapse. Desde então, eles me seguem no Instagram”, revela a profissional.

Sem grandes exigências, os moradores queriam, antes de tudo, um projeto aconchegante e deixaram tudo nas mãos da arquiteta. Assim, ela tratou de fazer algumas mudanças estruturais para deixar a circulação mais fluida e integrar os espaços. O terceiro quarto, por exemplo, foi aberto e passou a fazer parte do living. “Quando recebi a planta, identifiquei que o apartamento era de alvenaria estrutural e quase nenhuma das paredes podia ser alterada. Só esse quarto era de drywall e um pequeno trecho da parede da cozinha, onde aumentei a abertura da porta para trazer amplitude e aproveitar o sol da manhã”, explica. 

 (Eder Bruscagin/Casa.com.br)

Assim, o maior desafio foi criar um projeto confortável, mas sem alterar os pontos de elétrica e hidráulica. Além disso, era preciso criar um lavabo, que era um desejo dos moradores, além de um depósito e instalar ar-condicionado em todos os ambientes.

Para resolver a questão da tubulação do ar-condicionado, Michelle criou uma parede dupla na sala. Assim, foi possível climatizar a sala, quartos e a varanda gourmet. “Essa mesma parede possibilitou alguns ajustes necessários de elétrica e a instalação do home-theater com caixas embutidas no forro”, afirma.

O restante das instalações elétricas e iluminação foi resolvido com ajustes na marcenaria que, também recebeu os detalhes de mármore posteriormente. “Normalmente, não faço nessa ordem, mas como eu não podia rasgar nenhuma parede, optei por instalar a marcenaria primeiro, com reforço, para receber as pedras diretamente e ter um resultado de qualidade na execução”, diz.

O banheiro social ganhou ares de lavabo e para isso acontecer, Michelle projetou um painel ripado que esconde a área que seria o boxe e, por sua vez, foi transformada em um depósito. 

 (Eder Bruscagin/Casa.com.br)

Quanto às cores, o apartamento ganhou uma paleta neutra, que vai do cinza ao branco, com bastante madeira e painéis marmorizados (material sinterizado ultracompacto italiano calacata ouro), que conferem um ar sofisticado. O piso de tauari arremata o visual e reforça a sensação de conforto dos outros elementos.

 

 (Eder Bruscagin/Casa.com.br)

Para aproveitar o espaço da melhor maneira, a cozinha foi equipada com uma bancada em L bem ampla. Na cor branca e com um desenho delicado, a peça deixou o ambiente ainda mais elegante. Acima da bancada, a arquiteta desenhou prateleiras para organizar os eletrodomésticos da marca KitchenAid, que a moradora coleciona.

 (Eder Bruscagin/Casa.com.br)

No quarto do casal, a arquiteta criou boiseries na cabeceira para trazer charme ao décor. “Escolhi um azul acinzentado para todas as paredes, já que este é o único ambiente colorido do apartamento. O azul acalma e relaxa, deixando o clima aconchegante”, finaliza.

 (Eder Bruscagin/Casa.com.br)

 

Para ver mais fotos deste projeto, acesse a galeria abaixo!

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.