Casa Created with Sketch.

Documentário reflete sobre a natureza e o ser humano

Importante para reconectar o homem à natureza, a Biofilia inspirou Jean Bergerot a refletir sobre o tema no documentário "Biofilia - Em busca da conexão"

 (Divulgação/Casa.com.br)

Os processos de urbanização afastaram o homem da natureza, porém, o contato com ela ainda se faz necessário. Pensando nisso, os arquitetos e os decoradores tentam incorporar o verde em seus projetos, no conceito chamado “Biofilia”.

 (Reprodução/Casa.com.br)

O nome também batiza o documentário escrito e dirigido por Jean Bergerot, “Biofilia – Em busca da conexão”, produzido pela LabDesign. O filme conta com participações de grandes nomes, como Hans Donner, designer gráfico, Araquém Alcantara, fotógrafo, o psicanalista e professor da USP, Christian Dunker e o designer de mobiliário Hugo França entre outros.

A princípio, a estreia estava prevista para os cinemas, mas as circunstâncias vão permitir que você possa acompanhar o filme na íntegra no canal da produtora LabDesign.

“Muito mais do que usar a palavra Biofilia e mostrar a aplicabilidade na arquitetura, é mais interessante entender a origem desse movimento, da nossa necessidade de retorno a essa conexão com a natureza, de onde está vindo e porque isto está sendo apontado como terapêutico, não só por arquitetos, mas por neurocientistas, psiquiatras e psicólogos”, explica Jean.

Sede da IT’S Informov com Design Biofílico

Sede da IT’S Informov com Design Biofílico (Alexandre Oliveira - Jafo Fotografia/Casa.com.br)

O documentário foi realizado com o apoio do escritório de arquitetura, design e engenharia IT’S Informov. “A natureza é essencial para a vida das pessoas e passou da hora de buscar esta reconexão com o natural. Esta é a razão que nos levou a subsidiar a realização deste filme. Precisamos falar sobre o tema, conscientizar sobre a importância da natureza, a necessidade de trazer o natural para dentro dos escritórios, das empresas”, afirma Marcelo Breda, CEO da IT’S Informov.

Sede da IT’S Informov com Design Biofílico

Sede da IT’S Informov com Design Biofílico (Alexandre Oliveira - Jafo Fotografia/Casa.com.br)

A produção pode ser usada em aulas e palestras sobre o meio ambiente, já que analisa a relação do homem com a natureza. Além disso, o documentário deseja gerar nos ambientes corporativos uma reflexão sobre a necessidade de trazer o natural para o dia a dia das pessoas – para os locais de trabalho e residências. A Biofilia contribui para o aumento do bem estar e do conforto dos colaboradores das empresas, tornando-os mais produtivos e criativos, gerando espaços mais abertos à integração e ao relaxamento.

Sede da IT’S Informov com Design Biofílico

Sede da IT’S Informov com Design Biofílico (Alexandre Oliveira - Jafo Fotografia/Casa.com.br)

O cineasta acredita que o documentário também é importante para esclarecer a diferença entre Biofilia e arquitetura sustentável, dois conceitos diversos que muitas vezes são confundidos. A arquitetura sustentável usa materiais de origem sustentável e não necessariamente destaca a presença de natureza nos projetos.


Documentário “Biofilia – Em busca da conexão”

Ficha Técnica
Direção: Jean Bergerot
Argumento e pesquisa: Jean Bergerot e Luiza Karam
Cinegrafistas: Agamenon Mariz e Maria Verçosa
Produção: Maria Verçosa
Edição e finalização: Wesley Azevedo
Trilha sonora: Julio Queiroz

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s