Bangalô ecológico na Holanda devolve energia à sua fonte
De décor neutro e grande receptividade a elementos naturais, o imóvel é aconchegante e sustentável
O Studio Public foi o responsável por este bangalô moderno em Utrecht (Holanda), que é ainda mais do que energeticamente neutro. “Como assim, Casa.com.br?”, você deve estar se perguntando. É simples: o imóvel vai além e devolve energia ao seu fornecedor.
Sustentável, a residência em forma de L é revestida com aço corten e gesso, com amplos painéis de vidro que aproveitam ao máximo a luz natural. Ela comporta uma bomba de calor inovadora, vidro triplo com alto isolamento térmico e uma série de painéis solares para se manter mais ecológica.
O bangalô de 900 m² possui uma piscina natural naturalmente filtrada por plantas – e não por produtos químicos –, e que apresenta vantagens ambientais e é mais barata de manter.
No mesmo espaço, uma passarela de madeira paira sobre a água e cria uma separação para uma fileira de plantas que crescem ali.
O layout do complexo, por sua vez, é composto por três partes, que incluem um espaço com cozinha, sala de estar e varanda, uma área privada para um quarto e banheiro e, ainda, quartos de hóspedes.
Atrás da parede de utensílios na cozinha, há uma zona que reside entre as áreas de estar e privadas para abrigar o centro de tecnologia da casa.
Já na zona pública, ficam três enormes portas de vidro deslizantes que abrem o espaço para a área externa e para a piscina. Quando está quente, as persianas de alumínio ajudam a manter o calor do lado de fora.
O décor é pautado por uma paleta de cores bastante neutra, com madeiras e cores quentes que deixam o ambiente aconchegante.
Esses tons se repetem no banheiro, que comporta ainda um azul que traz calma, e uma clarabóia, que oferece à sala aberta muita luz natural, uma vez que não há janelas.