Casa Created with Sketch.

Arquiteta cria uma microcasa de 25 m², na Itália

Com espaço reduzido, Francesca Perani desenhou móveis multifuncionais

A arquiteta Francesca Perani projetou uma microcasa de 25 m², na cidade de Albino, no Vale Seriana de Bérgamo, Itália, para um casal italiano e persa. A casa minimalista foi construída no espaço que era uma varanda aberta de um imóvel, originalmente projetado pelo arquiteto Armen Manoukian, em 1968, e renovado por Perani, em 2008.

O exterior original foi mantido para manter o padrão da vila em que está localizada, enquanto uma segunda camada foi adicionada para oferecer sombra e privacidade na frente da casa e criar um jardim triangular. A divisória foi feita de metal perfurado em um padrão dobrado, aumentando o interesse visual da fachada voltado para o sul.

 (Francesca Perani+Chiara Birolini/Design Milk)

Para o projeto desta urban cabin, a arquiteta contou com a ajuda da designer de interiores Ilenia Perlotti e na parte interna, elas usaram materiais acessíveis, como painéis de madeira, uma cor azul ousada que dá um toque persa e linhas diagonais para oferecer uma estética dramática, mas divertida.

 (Francesca Perani+Chiara Birolini/Design Milk)

Dada sua função inicial de varanda, o espaço, além de pequeno, tem a forma alongada e, por isso, o interior teve que ser flexível para acomodar várias funções, conforme necessário. Os peitoris das janelas funcionam como assento extra, enquanto o banco embutido no lado oposto é mais fundo, pois se torna a plataforma para colchões duplos à noite para dormir.

A parte superior da bancada esconde espaço de armazenamento. “As dimensões limitadas do edifício existente sugeriram um interior totalmente personalizado, onde a flexibilidade e o uso múltiplo se tornaram fatores-chave”, explicou Perani. Mas, também foi projetado para ter uma sensação de diversão, repleto de formas gráficas e cores vibrantes. “As linhas diagonais são usadas deliberadamente para oferecer mais funcionalidade e movimento.”

 (Francesca Perani+Chiara Birolini/Design Milk)

Os detalhes aparecem em um tom azul intenso, mesma cor usada no banheiro, enquanto a bancada da cozinha apresenta uma impressão monocromática projetada para se assemelhar ao mármore.

 (Francesca Perani+Chiara Birolini/Design Milk)

Apesar do tamanho pequeno da casa, o banheiro foi projetado para ser generoso. Uma janela dá para o chuveiro, de modo que os moradores possam olhar para o jardim, mas sem medo de perder a privacidade.

Veja mais imagens do projeto abaixo:

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.