Casa Created with Sketch.

A Fazenda: influência da arquitetura no confinamento das casas de reality

Tudo tem um propósito, seja aflorar os sentimentos ou trazer um clima de harmonia

 (Edu Moraes/Rede Record)

Vamos combinar, quem está acostumado a assistir reality sabe que, quando se coloca várias pessoas diferentes em uma casa, não são muito os momentos de paz. Afinal, são os desentendimentos, conflitos e debates que dão mais entretenimento, não é?

Na terça-feira, 14, mais uma edição de “A Fazenda” inaugurou, com mais uma temporada de horas com os olhos pregados na TV e conversas em grupos de WhatsApp debatendo o programa. Na pandemia, ver pessoas tendo contato social sem restrições parece coisa de outro mundo!

 (purepeople.com.br/Reprodução)

Os telespectadores ficam tão focados nos participantes e nas atividades, que esquecem da decoração dos cenários. Você sabia que tudo é planejado para estimular certos comportamentos? Desde as cores até o tipo de grama usada!

Pois é, o que tudo indica é que as câmeras por toda a parte, iluminação exagerada, espelhos, chuveiros sem privacidade e quartos comunitários são apenas alguns itens na lista do que mexe com os participantes.

 (Reprodução/Rede Record)

Cada cômodo foi criado a partir de um projeto arquitetônico com finalidades específicas. O arquiteto Leandro Rhiaff comenta quais fatores podem influenciar a mente dos confinados. Confira!

Sentimentos e mais sentimentos!

 

 (Edu Moraes/Rede Record)

Os indivíduos atribuem significados a tudo, desde símbolos, cores, aromas a forma que nos remetem a lembranças e podem estimular sensações e emoções específicas. Pois é, somos muito complicados!

Sendo assim, figuras pontiagudas, cores primárias e quentes deixam os ânimos exaltados e as emoções à flor da pele. Pode não parecer, mas os tons e a iluminação utilizada em um ambiente interfere muito nos sentimentos dos que moram ali.

 (Reprodução/Twitter)

Luzes intensas podem gerar agitação ou estimulam a concentração e as mais fracas costumam dar sono. No caso das cores fortes, elas podem causar irritação, euforia e vontade de comer.

Veja também

Para incentivar bons sentimentos, o melhor é usar lâmpadas brancas mais intensas em locais de trabalho e estudo e amarelas nos espaços de repouso e conversas casuais. E, é claro, paz e harmonia andam juntos com tons pastel, cinzas e branco.

 (Reprodução/Pinterest)

Ao analisar algumas fotos de outras edições do programa, o especialista afirma que o projeto arquitetônico “não seria bem planejado se só proporcionasse conforto e paz”.

As cores preto, vermelho, amarelo, laranja, marrom e alguns tons de verde mais amarelados são os principais para agitar as cabeças. Mas, atenção, estamos falando de um cenário de programa de TV, ou seja, os elementos não são ideais para uma casa normal.

O famoso sofá

 

 (Victor Pollak/Globo)

Não existe um reality que não tenha um sofá extenso para todos os convidados, ou até mesmo um que não caiba todo mundo. Conforme os participantes são eliminados, mais vazia a peça vai ficando – é difícil não ficar apreensivo vendo cada vez mais assentos livres, enfatizando que a final está cada vez mais próxima. Apesar desse efeito negativo, a presença do móvel na sala torna o local um ponto de encontro.

Elementos na decoração

 

 (criativando.com.br/Reprodução)

No reality “Soltos em Floripa”, o grafite enorme na casa é um dos destaques do ambiente, trazendo jovialidade e dinamismo – duas grandes características do programa.

 (Fábio Rocha/Globo/Reprodução)

A quantidade de espelhos nos cenários é outro elemento que chama atenção. Espelhos em paredes específicas podem estimular vaidade e até um narcisismo saudável. O que mexe muito com o jogo, não é mesmo?

 (Edu Moraes/Reprodução)

Voltando ao reality “A Fazenda”, outro destaque é a presença de dois chuveiros no banheiro da sede – o que estimula que haja sempre mais intimidade e tranquilidade na vida a dois – já que está muito presente nas suítes de casal. Será que isso significa que teremos bastante romance na 13ª edição?

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.