Truques na porta dão sensação de pé-direito maior
Painéis inteiriços e bandeiras colaboram para a impressão de amplitude
Para além da funcionalidade de dividir os cômodos, garantindo a privacidade necessária, as portas da casa podem contribuir para a ilusão de pé-direito alto. Dois projetos revelam como!
1.Portas inteiriças
O trabalho teve a participação dos arquitetos Humberto Anastasia e Adriana Paiva. (Foto: Divulgação/ Marcelo Palhares)
Sempre que possível, o recurso é adotado pelas arquitetas Fabiana Couto e Flávia Gamallo, sócias no escritório Coga Arquitetura. “Elas são aberturas totais que vão do piso ao teto, possibilitando maiores vãos de iluminação, ventilação e vistas”, diz Fabiana. Sem qualquer barreira horizontal no alto, elas conferem a sensação de continuidade. “Estas portas precisam ser feitas sob medida, pois excedem o padrão de altura de 2,1 m. Uma laje de cobertura tem de ter ao menos 2,8 m para cumprir com as funções de conforto”, completa Flávia.
2. Bandeiras
Foto: Divulgação/ Henrique Queiroga
É para a parte superior das portas que se dirige a atenção dos arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra. “As falsas bandeiras, na maioria dos projetos, são confeccionadas em madeira ou MDF, dando continuidade às guarnições laterais”, afirma Vianna. A estrutura parece alongada, o que traz também a ilusão de um pé-direito mais alto. “O ganho em elegância, suavidade e harmonia é grande”, finaliza Seabra.