Pura inspiração: elementos vazados para dividir e iluminar ambientes
Sete espaços onde o cobogó se destaca e ajuda na dinâmica da construção
Por Da Redação
Atualizado em 9 set 2021, 13h28 - Publicado em 1 fev 2017, 19h04
Pura inspiração: elementos vazados para dividir e iluminar ambientes
(Divulgação/)
Continua após publicidade
De volta com foça total, o cobogó se faz presente em projetos comerciais e residenciais no mundo todo. Hoje, a criação brasileira vem sendo usada em construções modernas e aparece em diversos formatos e estilos, além de ser muito apreciado por sua multi-funcionalidade. Na galeria a seguir, confira sete projetos que destacam esse elemento.
1/7 Neste conjugado os elementos vazados separam a sala de um quarto de casal. (Foto Ana Mello.)
2/7 No projeto da Tria Arquitetura (Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida) , cobogós de louça esmaltada trazem luz e cor para a cozinha e a sala de jantar. (Foto Adriano Escanhuela)
3/7 No projeto da arquiteta Fernanda Dabbur, o cobogó faz as vezes de guarda-corpo de um lado da escada (Foto: Adriano Escanhuela)
4/7 A fim de aproveitar a única janela disponível, o Estúdio Cada Um separou os ambientes com uma parede de 1,20 x 2,40 m de elementos vazados de argamassa prensada O pé-direito cresceu 60 cm: bastou retirar o forro, deixar a tubulação aparente e pintá-la num tom acobreado. (Foto:Isadora Fabian)
5/7 A fim de levar claridade à cozinha, posicionada onde ficava a área de serviço, os arquitetos do mgdg instalaram uma discreta armação metálica diante dos cobogós originais do prédio. Composta de porta de correr e basculantes, a estrutura ganhou tinta cinza-chumbo, vidros temperados e laminados. (Foto:Rogério Pallata)
6/7 Nesta residência em São Paulo, o escritório Perkins+Will bolou uma solução capaz de integrar os três níveis do vão da escada: a alternância de diferentes elementos pré-moldados de concreto ao longo dos 9 m de altura. Modelos com fundo funcionam como estante e se revezam com unidades fechadas com vidro fixo ou basculante. (Foto: Daniel Ducci)
7/7 O arquiteto Alan Chu delimitou cozinha e lavabo por meio de paredes erguidas com 420 cobogós nesta reforma em São Paulo. Pintados de branco e com argamassa nas junções a fim de conter os ferros que sustentam as fiadas, as peças formam um charmoso conjunto, responsável pela atmosfera delicada e feminina do apartamento. (Foto: Alan Chu)