Pura inspiração: cozinha é cercada pelo jardim
Novas cozinhas: projetos atuais apostam em cores fortes, superfícies contínuas, desenhos geométricos, serralheria e presença de plantas e padrões naturais
Entre os principais pontos dos relatórios de tendência para 2018/2019, a conexão emocional com o ambiente é apontada. “Nos projetos de cozinha, isso se traduz no estímulo que as cores, o toque suave dos materiais e as formas sutis provocam”, explica Maria Kowalski, do portal WGSN, que destaca volumes cromáticos de azul, verde-água e violeta, além de acabamentos foscos, contrastes e gradações tonais. “Revestimentos que ampliam o espaço ou que remetam ao estilo industrial, como o cimento queimado, continuam em alta”, diz Gilson dos Santos, coordenador de projetos do Sebrae sobre as apostas do segmento. “Já as superfícies inteiriças também aparecem cobrindo pisos e paredes”, comenta a consultora da ABCasa, Natalia Hamada.
Nas próximas semanas, fique ligado aqui em nosso site para conhecer algumas cozinhas que seguem essas tendências. A primeira você encontra abaixo:
DENTRO DO JARDIM
Separada apenas por panos de vidro do exuberante paisagismo que circunda a área social térrea de 155 m² da casa, esta cozinha traduz o desejo de trazer a natureza para o ambiente. “Ela é um volume solto dentro desse grande espaço com pilotis”, explica o arquiteto Marcio Porto, que concebeu o projeto como parte do acervo do escritório Sidonio Porto. Ligado ao jantar, o local é configurado pela extensa bancada de 0,90 x 1 x 6 m com tampo de granito preto e áreas de cocção e refeições opostas, ambas com vistas para o verde.
Visual uniforme
Aposte em acabamentos contínuos, como pisos em grandes medidas e fechamentos de vidro