Pedras para área externa: veja 7 tipos populares e bonitos
Granito, pedra são tomé, quartizto entre outros! Veja as características de cada uma e escolha a que mais combina com sua área externa.

Em se tratando de área externa, as pedras reúnem três dos elementos mais importantes na decoração e no acabamento de um projeto: beleza, resistência e sofisticação. Entre as vantagens estão alta durabilidade, beleza singular, resistência a impactos e mudanças climáticas e facilidade de manutenção. O mercado dispõe de uma extensa variedade de opções que podem ser usadas para imprimir personalidade e garantir uma primeira impressão de tirar o fôlego. Para definir a opção ideal, a Telhanorte separou 7 modelos para ajudar na escolha:
1. Granito
Diferentemente do mármore, o Granito possui cores mais mescladas, devido à disposição interna de minerais, que torna sua aparência mais luminosa, dura e forte. É possível encontrar granitos com acabamento escovado, flameado e jateado, além de diversas opções com padrões e cores diferentes.
2. Miracema
De estilo mais rústico, é considerada uma variante do granito e tem características similares – como a resistência e durabilidade. Pode ser encontrada em tons rosados ou cinzas com branco (os famosos olhos de pombo). Fácil de instalar, não precisa do uso de massa e sustenta bastante carga, sendo ideal para rampas e garagens.
3. Pedra Madeira
Modelo super recomendado para fachadas, pisos e paredes internas, tem a mesma característica e propriedades da Miracema, diferenciadas apenas pela maior variedade de cores. Como vantagens estão a estética diferenciada, alta resistência e efeito antiderrapante. Como desvantagem, a instalação requer cuidados especiais, sendo um processo com diversas etapas que exige conhecimento especializado sobre as melhores técnicas de assentamento, tornando o custo de mão de obra maior.
4. Pedra Ferro
Moderna, versátil e atual, a pedra ferro (também conhecida como pedra pericó ou topázio) é uma rocha vulcânica oxidada que oferece aspecto único às fachadas. Sua elegância a torna ótima opção para áreas externas, como varandas gourmet e áreas de piscina. Versátil em relação aos formatos (são encontradas em placas inteiras, peças serradas, mosaicos ou filetes) e cores (do marrom-ferrugem ao preto), além de ser resistente a impacto e a agentes corrosivos, é uma das melhores opções atualmente.
5. Ardósia
A ardósia é composta por minerais como quartzo, grafite e material carbonoso. Como resultado, tem-se uma pedra resistente, com cores e padronagens distintas em cada peça. As cores mais comuns são cinza, grafite, preto, vinho, verde e ferrugem (multicolorido) e suas respectivas variações. Um diferencial é a sua capacidade de isolamento térmico, garantindo a manutenção de um ambiente mais fresco. Além disso, sua resistência a variações climáticas, riscos e arranhões se traduz em durabilidade e sua cor se mantém por décadas.
6. Quartzito
O quartzito é resistente e tem como principal componente o quartzo, tornando-a muito requisitada por sua beleza, que se assemelha ao mármore. Os quartzitos podem apresentar cores muito raras e são muito valorizados por isso. É uma pedra de revestimento externo bastante sofisticada e, apesar de ser muito requisitada por sua beleza, não deixa a desejar no aspecto durabilidade e resistência ao sol e produtos químicos.
7. Pedra São Tomé
A pedra São Tomé – um tipo de quartzito – é uma das opções mais buscadas, pois resiste por décadas a manchas, arranhões, chuva, sol, vento e outros agentes naturais, não absorve calor e ajuda na manutenção da temperatura do ambiente.