Escola afetada pelas chuvas ganha projeto moderno e sustentável
Para a E.E Plinio Gonçalves de Oliveira Santos, de São Sebastião, Fernando Brandão projetou espaços versáteis e flexíveis e mobiliário multifuncional
Em fevereiro desse ano, o litoral norte de São Paulo foi atingido por um temporal que ficou marcado por ter as maiores chuvas em 24h da história do país. As tempestades deixaram rastros devastadores, principalmente em São Sebastião, onde muitas residências e instituições públicas e privadas foram destruídas.
Dentre as instituições afetadas na região, está a Escola Estadual Plinio Gonçalves de Oliveira Santos, que sofreu danos e perdeu praticamente toda a sua infraestrutura, com exceção do ginásio do colégio, que teve sua configuração preservada e, desde então, adaptada para abrigar as aulas.
Com a tentativa de resolver o mais breve possível as urgências que surgiram com o acontecido, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), vem tomando diversas medidas para amenizar e aos poucos reconstruir a região. Um projeto inovador e futurístico do arquiteto Fernando Brandão foi o escolhido para aproveitar a forte estrutura do antigo ginásio e reinventar a E.E. Plinio Gonçalves de Oliveira Santos.
Com o objetivo de economizar o máximo financeiramente sem comprometer e até potencializar a qualidade do ambiente e da infraestrutura educacional, o trabalho do arquiteto visa espaços mais flexíveis, mobiliário fácil de mover e reconfigurar e que permita múltiplos arranjos para acomodar diferentes estilos de aprendizagem.
A eliminação dos corredores tradicionais também significa mais eficiência, onde cada metro quadrado pode ser usado de forma mais eficaz para fins educacionais. E menos espaço desperdiçado pode resultar em menores custos de construção e manutenção, bem como em maior eficiência energética. Com o layout mais aberto e integrado, os educadores ainda podem ter uma visão mais clara das áreas comuns, o que pode melhorar a segurança e a supervisão.
A nova escola contará com equipamento de alta tecnologia, como quadros interativos e telas sensíveis ao toque, que facilitarão a interatividade e o engajamento. A realidade aumentada e virtual também estará presente, podendo ser integrada para oferecer experiências mais imersivas.
A proposta ainda conta com iluminação adaptável, que poderá se ajustar automaticamente de acordo com as necessidades, melhorando o bem-estar e o foco dos alunos. Uma acústica aprimorada será implantada, com painéis e design focado na redução de ruído ambiental, que asseguram melhorar a qualidade do ambiente de aprendizagem.
Outro ponto importante do projeto é a utilização de materiais reciclados e sustentáveis para o mobiliário e a construção arquitetônica, além da incorporação de energia solar e outras formas de energia renovável para alimentar as salas de aula.
Para conseguir distribuir todas as áreas essenciais da escola aproveitando a estrutura do ginásio, todos os espaços serão dedicados para suas específicas propostas, como zonas de silêncio, espaços projetados especificamente para leitura ou estudo silencioso, e áreas para colaboração, espaços designados para trabalhos em grupo e colaboração.
A escola terá um design inclusivo e as salas de aula serão acessíveis para pessoas com diferentes necessidades, incluindo rampas para cadeiras de rodas, legendas para audição prejudicada, entre outros.