Contêineres estruturam espaço de convivência em São Paulo

Vila Butantan reúne lojas, serviços e gastronomia em projeto a céu aberto

Por Marília Medrado Atualizado em 9 set 2021, 12h56 - Publicado em 18 Maio 2017, 20h36

O estilo moderninho da Vila Butantan, novo espaço de convivência na zona oeste da cidade de São Paulo, vai além do visual. Na área de quatro mil metros quadrados, no bairro do Butantã, o público encontra lojas, serviços e restaurantes instalados entre os dois andares erguidos com contêineres marítimos reutilizados. O endereço revitalizado abrigava antigamente o Butantã Food Park.

Vila Butantan, em São Paulo. Divulgação/Henrique Padilha

Com a premissa de realizar uma construção rápida, leve e duradoura, o escritório de arquitetura Todescan Siciliano encontrou nos módulos metálicos o que precisava. “A ideia era prolongar a vida útil do contêiner. Ainda economizamos em revestimento pois já é um produto acabado”, afirma o arquiteto Frank Siciliano. Partes metálicas também foram transformadas em pilares e passarelas no pavimento superior.

No deck central, utilizou-se madeira de eucalipto tratado. O material proveniente de fonte renovável possui grande durabilidade. Divulgação/Henrique Padilha

O telhado verde também é destaque no projeto. Como a união dos contêineres propiciam conforto térmico ao local – devido ao sombreamento e à menor superfície exposta – a solução vegetal importada do Japão protege o teto dos módulos, único local que necessitava de algum tratamento. Pouca espessa, a cobertura verde não gera sobrepeso, mesmo depois de uma chuva.

Vila Butantan, em São Paulo. Divulgação/Henrique Padilha

Pensado para ser flexível, o pátio central se transforma para receber programações culturais, eventos ou apenas servir de praça de alimentação. “O grande diferencial da Vila é ser um espaço de convivência gratuito, com uma programação cultural dinâmica e democrática”, diz Octavio Horta, sócio-fundador da Vila Butantan.

Veja mais fotos na galeria a seguir!

Continua após a publicidade

Publicidade