Construção brasileira recebe certificação sustentável internacional
O projeto tem assinatura do arquiteto e doutor em habitações indígenas José Afonso Botura Portocarrero
O prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá, venceu em Londres, em março, o prêmio do sistema internacional de certificação BREEAM como Melhor Edifício Sustentável em Uso das Américas e Melhor Construção Sustentável pelo voto popular.
Erguido há oito anos, o edifício de cerca de 1 000 m² sobressai por se inspirar nas técnicas dos povos do Xingu para promover conforto térmico e iluminação natural.
As duas cascas de concreto da cobertura – um desenho ogival que lembra uma oca xinguana – estão a 40 cm de altura uma da outra, criando um colchão de ar que reduz a entrada de calor e recebe a água da chuva (armazenada em cisternas), o que torna o sistema de resfriamento passivo mais eficiente. O prédio principal, de 10 x 30 m, tem pé-direito de 7,50 m e brises metálicos que diminuem a incidência direta de sol sem bloquear a claridade.
“O prêmio trouxe reconhecimento às tecnologias indígenas. Por equívoco, deixamos de olhar para elas por considerar um desenho ultrapassado”, diz o autor do projeto, José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto e doutor em habitações indígenas.
Cozinha verde e azul: a tendência de decoração + dicas e inspirações
Parede atrás do sofá: 3 ideias criativas para decorar e valorizar a sala
Parede em frente à cama: 4 jeitos criativos para aproveitar esse espaço do quarto
Banheiro pequeno? A solução de marcenaria que dobra o espaço e acaba com a bagunça na bancada
8 projetos com halls de entrada surpreendentes e inteligentes





