Continua após publicidade

Como calcular a quantidade de piso por área

O cálculo correto da quantidade de material evita desperdícios e otimiza o tempo de obra.

Por Editado por Ana Harada
29 fev 2024, 19h00
Como calcular a quantidade de piso por área. Na foto, quarto com piso amadeirado.
Para quem busca um mesmo padrão de acabamento para espaços amplos ou diferentes ambientes no mesmo projeto, Durafloor traz em seu portfólio os pisos laminados Ultra. As linhas desta categoria ampliam as possibilidades de aplicação, uma vez que podem contemplar até 90m² sem necessidade de junta de dilatação ou acabamento nas portas. (Durafloor/Divulgação)
Continua após publicidade

Diante de tantas opções de cores e acabamentos, escolher o piso para um ambiente é uma etapa que requer atenção. Além da estética, outros atributos podem impactar diretamente no cotidiano, trazendo mais conforto e segurança aos moradores. E passado o momento de definição do produto que vai compor o espaço, tão importante quanto é a necessidade de saber a quantidade ideal para a execução do projeto.

Ao saber a metragem correta de pisos por área, o uso de materiais pode ser otimizado, evitando desperdícios. Isso também ajuda a controlar os custos do projeto, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente, diminuindo o tempo de execução e entrega.

Para facilitar esse processo, Carla Tavares, Coordenadora de Produto Madeira na Durafloor traz uma fórmula simples. “Para calcular a medida de toda a superfície é necessário multiplicar o comprimento do piso do cômodo pela largura. Caso não tenha acesso às medidas especificadas na planta, é possível medir com uso de uma trena”, afirma

Outro fator que impacta na quantidade é o tipo de paginação escolhida, uma vez que se recomenda a compra de 7% a mais do que a medida do ambiente para aplicação longitudinal ou transversal. “Para uma instalação diagonal, por exemplo, haverá a necessidade de maior quantidade para preencher a mesma área, já que requer cortes nas peças. Assim sendo, o ideal é adquirir 10% a mais do que a metragem”, destaca

Publicidade