Cinema itinerante leva cultura para regiões afastadas do país

Apenas 10,7% dos municípios brasileiros possuem ao menos uma sala para exibir filmes. Sim, muitos de nós nunca se sentaram diante da gigantesca tela de projeção – realidade que o Cine em Cena Brasil quer mudar

Por Por Amanda Sequin Atualizado em 9 set 2021, 14h11 - Publicado em 11 nov 2015, 09h00

Já são 12 anos de estrada, aproximadamente 800 bairros visitados, 181 longas e mais de 1 milhão de espectadores – 51 mil apenas no último ano. Mas os atuais organizadores ainda não conseguiram mensurar a gratidão e o legado cultural que um projeto como este proporciona a um país em que 89,3% das cidades não possuem estrutura própria de cinema, segundo uma pesquisa de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “As filas dobram quarteirões e, infelizmente, nem sempre cabe todo mundo. Mesmo em lugares menos carentes, há muita gente que nunca teve essa oportunidade. Esses até choram de alegria”, conta Edson Souza, que, ao lado de José Carlos da Silva, comanda a Ibirajá Produções, empresa responsável por fazer o Cine em Cena Brasil rodar por aí. 

A dupla participa desde o princípio da iniciativa criada pelo casal de cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky e que já teve outros nomes: começou na década de 90 como Cine Mambembe, até ganhar estatura profissional em 2004 como Cine Tela Brasil. Chamou-se Energia em Cena (2011) e Cinema no Ar (2012), até que, em 2014, o casal precisou deixar a ação para cuidar de outros trabalhos. Edson e Carlos, então, assumiram a empreitada. Com tudo dentro de um caminhão, a equipe de quatro pessoas chega ao bairro escolhido e, depois de erguer a tenda, distribui 225 poltronas de estofado vermelho. Quando as luzes se apagam, elas se ocupam, repletas de emoção.

Entenda como o cinema é montado

Estrutura metálica – Um time adicional vai até o local escolhido apenas para erguer os perfis do galpão de 13,40 x  15,40 m. Depois, uma lona vinílica decorada com impressão digital é encaixada sobre esse esqueleto.

Continua após a publicidade

Caminhão projetor – O veículo funciona como cabine de projeção para a tela de 3,50 x 7,50 m, capaz de exibir filmes 3D. Na viagem, tudo vem dentro dele: poltronas, ar-condicionado e outros equipamentos de áudio e vídeo. 

Continua após a publicidade

Publicidade