Calha úmida: o que é e para que serve esse acessório da cuba de cozinha
A calha úmida oferece uma alternativa para o escorrimento da louça na bancada da cozinha. Arquiteta explica quais são as vantagens e como fazer a instalação.

Cozinhar é um hobbie para alguns e um prazer para muitos, mas lavar a louça é a obrigação que todos detestam. Depois de enxaguar panelas, pratos e copos, começa a saga de inundar a bancada da pia da cozinha com a água que vem do escorredor e encarar a pilha de utensílios e louças equilibrados como uma torre de LEGOS mal executada. Além de inconveniente, as peças ali secando acumulam umidade, a qual por sua vez, colabora com a proliferação de bactérias. Um recurso que vem ganhando popularidade para contornar essa questão é a calha úmida.
O que é a calha úmida?
Trata-se de um sistema de escorrimento de louças que fica embutido na própria bancada, junto da pia. Ela funciona como uma espécie de “auxiliar”, sobre a qual copos, pratos, panelas e outros apetrechos culinários podem secar e a água residual vai diretamente para o ralo.
Vantagens

A arquiteta Cristiane Schiavoni utiliza a calha úmida em seus projetos como um recurso de praticidade. “A principal vantagem de ter uma calha úmida é a organização. Ela permite reunir várias funções que normalmente deixam a bancada carregada e um pouco bagunçada”. O resultado final, segundo a profissional, é uma cozinha mais limpa e desobstruída.

“Gosto muito de usar a calha para embutir o escorredor de pratos, acomodar temperos do dia a dia ou até acessórios que fazem parte da rotina da cozinha. Dessa forma, nada fica espalhado, como um escorredor de pratos solto ou copos fora do lugar. Tudo se mantém embutido e prático, o que traz mais funcionalidade e uma estética mais limpa”, afirma.
Instalação

Dúvida frequente sobre a calha é como instalá-la. Cristiane explica que o processo de instalação é simples, similar ao de uma cuba de cozinha tradicional. “É necessário prever um ponto de ralo para o escoamento da água, o que também é uma grande vantagem, já que ao deixar louças e utensílios escorrendo, a água segue direto para o ralo, sem necessidade de ficar limpando a bancada”, comenta.
Em relação à cozinhas que já prontas, contudo, uma avaliação individual é necessária. “Pode ser que haja condições técnicas para instalar a calha úmida, mas isso depende muito do projeto existente e da infraestrutura disponível”, finaliza.