Brises metálicos dão movimento à fachada desta casa de 700 m²
Quando fechadas, as estruturas criam um volume retangular minimalista neste projeto do escritório Padovani Arquitetos
Localizada na Quinta da Baroneza (SP), esta casa de 700 m² foi projetada para ser um imóvel de veraneio, destinado a acolher amigos e familiares em um ambiente aconchegante. Assim, pedra, madeira, tijolo e alumínio foram cuidadosamente selecionados para conferir identidade à residência. O projeto tem assinatura do escritório Padovani Arquitetos e foi premiado no iF DESIGN AWARD 2024.
Implantada em um só nível, a construção se desenvolve mediante uma relação de contraste com a topografia. O terreno em aclive foi trabalhado criando um extenso platô, elevando o volume dos quartos e da área social e assegurando uma vista permanente da paisagem circundante.
O espaço social interno se conecta a duas áreas externas com propostas distintas: um pátio central acolhedor e uma varanda que oferece vistas da paisagem. A piscina com borda infinita, spa e lareira são revestidos com o mesmo granito das áreas internas, unificando a linguagem e proporcionando um ambiente de convívio cercado pela paisagem natural.
Por fim, brises metálicos possibilitam intimidade e conforto ao volume dos ambientes íntimos. Os painéis unificam o volume retangular de forma minimalista quando fechados. Quando abertos, as estruturas proporcionam movimento ao bloco, além de permitir a integração das varandas, revelando a paisagem do entorno.
Veja mais fotos!