A seleção a seguir alia conceito e expertise de produção!
Por Gabriela de Sanctis
Atualizado em 9 set 2021, 11h03 - Publicado em 7 Maio 2018, 15h00
Divulgação/Divulgação
Publicidade
Publicidade
A última edição da mostra Expo Revestir, realizada em março, em São Paulo, deixou claro que a indústria de revestimentos captou a importância de investir no desenho assinado. Confira:
1/9 Patricia Urquiola para Laufen: Apresentando a terceira geração de sua tecnologia patenteada, a SaphirKeramik, a marca suíça Laufen convidou a aclamada arquiteta e designer espanhola Patricia Urquiola para assinar a coleção Sonar, sua mais recente linha de bacias e lavatórios. O material confere espessura reduzida às peças, mas conserva a resistência típica da cerâmica. Na superfície das bordas arredondadas, a textura canelada produz um discreto efeito 3D. (Divulgação/Divulgação)
2/9 Alessandro Mendini para Portinari: Por intermédio do diretor criativo da marca de mobiliário A Lot of Brasil, Pedro Franco, um dos grandes lançamentos de 2018 da Cerâmica Portinari leva a assinatura do estrelado designer italiano Alessandro Mendini. É a primeira vez que o icônico profissional empresta o conceito de design-arte pelo qual é reconhecido para uma coleção de porcelanato. A linha, batizada de Carmen, é formada por peças de 10 x 60 cm com volumetria pronunciada, em sete cores, que podem ser paginadas de diferentes maneiras. (Divulgação/Divulgação)
3/9 Jader almeida para Deca: A parceria entre a Deca e Jader Almeida – um dos designers brasileiros mais premiados da nova geração – é sólida. Há três anos, eles desenvolvem juntos metais e louças com traços marcantes. Em 2018, o resultado da união rendeu frutos com formas geométricas: cubas de apoio triangulares, redondas e quadradas sem ângulos “duros” e, sim criados especialmente para promover um jogo de luz e sombra. A coleção também contempla chuveiros nos três formatos citados acima, misturadores em versão de mesa ou parede, além de uma série de acessórios. (Divulgação/Divulgação)
4/9 Ruy Ohtake para Roca: A superfície ultrafina das peças (apenas 3 mm) marca o lançamento da primeira coleção criada por um profissional brasileiro para a Roca. A experiência e a maestria do arquiteto Ruy Ohtake são refletidas nos quatro modelos de cuba de apoio e de sobrepor com opções de acabamento brilhante, mate e toque aveludado. No desenho, aparecem as curvas típicas do trabalho de Ruy. (Divulgação/Divulgação)
5/9 Hideko Homna para Portobello: Com seu amplo conhecimento das técnicas do artesanato oriental misturado a um toque de minimalismo nórdico, a ceramista Hideko Homna concebeu a linha de revestimentos Toki+ em parceria com a equipe da Portobello. O metódo de trabalho agrega cinzas de palha de arroz, samambaia-do-mato e jaqueira aos esmaltes, fazendo com que o material ganhe cores surpreendentes. Quatro modelos (15,5 x 15,5 cm) compõem a coleção: Algodão, Palha, Chuva e Terra. (Divulgação/Divulgação)
6/9 Ana Cristina de Souza para Solarium: Elementos fundamentais da natureza – ar, terra e água – inspiraram os lançamentos da Solarium Revestimentos. O modelo cimentício Nodo (25 x 25 cm), assinado pela arquiteta e presidente da marca, Ana Cristina de Souza Gomes, apresenta círculos concêntricos em alto-relevo que imitam os anéis de crescimento encontrados no tronco das árvores. “Fiz um exercício com esses traços curvos a fim de trazer um toque lúdico ao material”, explica. (Divulgação/Divulgação)
7/9 Guto Requena para Manufatti: Em botânica, rizoma é um tipo de caule intricado que cresce horizontalmente, em geral debaixo do solo. Com base nessa imagem, o designer Guto Requena desenvolveu uma linha de cobogós para a Manufatti. Associação de desenho digital com processo artesanal, o produto cerâmico mede 30 x 30 cm e apresenta dois tipos de trama e diferentes tons de verde, o que viabiliza painéis com múltiplas paginações, quebrando a padronagem uniforme do cobogó clássico. (Divulgação/Divulgação)
8/9 Jayme Bernardo para Colormix: Fazendo referência a grandes influências históricas da arquitetura e da arte, a linha 3D Tile Dieedro é resultado da parceria entre a Colormix e o arquiteto paulistano radicado no Paraná Jayme Bernardo. O material usado na coleção exclusiva para paredes é um composto arquitetônico produzido com fibras, agregados químicos e gipsita (pedra de gesso). Na foto, a versão apresentada é a Dórica (40 x 40 cm), que tem detalhes canelados e, como o nome sugere, foi inspirada nas colunas do templo grego Partenon. (Divulgação/Divulgação)
9/9 Baba Vacaro Para Docol: A geometria básica e a forma perfeita do quadrado delinearam a série Mínima, resultado da colaboração entre a Docol e a designer Baba Vacaro. Os metais – torneira e misturador monocomando – reúnem precisão e simplicidade e contam com a bica ultra slim. Eles estão previstos para chegar ao mercado no segundo semestre de 2018. Serão três cores (grafite, níquel e cobre) com finalização escovada e modelos cromados. (Divulgação/Divulgação)