Continua após publicidade

8 dicas para evitar mofo e sujeira nos ambientes

A umidade causada pelo tempo mais frio pode provocar estragos em roupas, móveis e nos ambientes de casa. Confira os cuidados que devem ser tomados.

Por Redação
Atualizado em 9 set 2021, 10h29 - Publicado em 12 jul 2018, 11h45
 (Denílson machado/ MCA estúdio/Divulgação)
Continua após publicidade

Além da preocupação com a limpeza, o nosso bem-estar pode ficar comprometido nesta época do ano, já que as temperaturas mais baixas podem causar umidade nos ambientes e peças de mobiliário, e o tempo seco traz ainda mais poeira para dentro de casa. Juntos, esses fatores pioram as doenças respiratórias, muito mais comuns nesse período. Para evitar esses e outros transtornos, a Gerente de Marketing da Casa KM, Aline Silva, dá dicas para manter a casa bem iluminada e ventilada, e reforça que é preciso manter tudo limpinho e organizado. Confira abaixo:

  1. Para se livrar do bolor e do cheiro desagradável, é indispensável lavar casacos e malhas que ficaram por muito tempo sem uso no guarda-roupa, não basta apenas estender no varal para tomar sol. Lembrando sempre de separar as peças delicadas das mais pesadas e as coloridas das brancas. Dependendo do acabamento, algumas peças não poderão ser lavadas na máquina para não estragar.
  2. Cortinas e tapetes também precisam ser lavados pelo menos a cada seis meses, e as roupas de cama devem ser tocadas uma vez por semana.
  3. Ao lavar as roupas, cortinas, toalhas e lençóis é importante contar com um lava-roupas que tenha ação potencializadora para a remoção de sujeiras e manchas. Aline indica o produto COQUEL Natureza Limpa, da Casa KM – que é em pó, conserva bem as cores das roupas e é biodegradável -, ou o sabão líquido Sumper Super, que é concentrado e facilita a remoção das manchas, limpando e perfumando as roupas.
  4. Na limpeza da casa, para eliminar o pó é recomendável usar aspirador e pano úmido em vez de vassouras, que espalham ainda mais o pó por todo o ambiente. Para deixar um perfume agradável no ambiente utilize um produto apropriado.
  5. O banheiro exige cuidado especial no combate ao mofo, por isso, depois de limpar com os produtos adequados, seque cuidadosamente com um pano seco, eliminando todo tipo de umidade.
  6. Evite deixar toalhas e panos úmidos no banheiro e também nos armários e gavetas, evitando, assim, que a umidade causa o aparecimento de mofo. Sempre os deixe em locais adequados para secarem completamente antes de guardá-los.
  7. No combate ao mofo, multiusos com ação desengordurante também ajudam na limpeza.
  8. Sempre é importante ler os rótulos dos produtos e seguir as recomendações dos fabricantes é fundamental, atentando-se às orientações e saber se ele pode ser aplicado naquele local ou não, sem causar danos ou piorar a situação.
Publicidade