Continua após publicidade

No Japão, apê de 67 m² é totalmente funcional

Móveis e espaços se desdobram em diferentes funções, sem medo de integrar

Por Silvia Gomez
Atualizado em 9 set 2021, 12h12 - Publicado em 11 jan 2018, 17h00

Em Tóquio, cada centímetro de uma casa vale ouro. Na morada do casal de arquitetos Tomoko Sasaki e Kei Sato, do escritório 8 Tenhachi Architect & Interior Design, a tradição japonesa de ter ambientes tenuemente separados foi reinterpretada sobretudo nas soluções de marcenaria, encarregadas aqui de habilitar os espaços para diferentes usos – às vezes simultâneos. “Criamos um grande plano único, dividido em duas caixas separadas: uma para os quartos e outra para o banheiro”, explica a dupla.

As vigas de concreto aparente no teto denotam a incorporação de um quatro, unido à ala social durante a reforma (Akihide Mishima/Divulgação)

Na área social, a mesa comprida funde cozinha, salas de jantar e de estar e também escritório. Para isso, a reforma eliminou um dos dois quartos da planta original.

Canto do trabalho: A parte final da grande mesa serve de escritório. Os livros se encaixam nos nichos criados com marcenaria sob o tampo. (Akihide Mishima/Divulgação)

Onde as crianças dormem? Na parte superior do bloco que encerra a cama do casal. Para conferir privacidade, nada além de cortinas leves na hora de dormir ou tomar banho.

Crianças no alto, adultos embaixo na caixa-dormitório de madeira pintada de branco. No outra caixa (à dir.), fica o banheiro, com sanitário à parte, único trecho fechado da casa (Akihide Mishima/Divulgação)
Publicidade