Continua após publicidade

Apê de 47 m² recebeu marcenaria multiuso

Para aproveitar cada centímetro dos 47 m² deste apartamento na Rússia, o arquitetos criaram uma caixa polivalente

Por Silvia Gomez
Atualizado em 9 set 2021, 12h04 - Publicado em 22 jan 2018, 11h55

São vários nichos de tamanhos e formatos diversos: os pequenos para livros e equipamentos, um lateral para o sofá e outro bem grande e mais reservado para a cama. Ah, no meio de tudo, a marcenaria calculadíssima ainda camuflou um guarda-roupas. Originalmente com dois quartos, este imóvel ganhou um pensamento espacial mais integrado e híbrido graças ao perfil do edifício, um empreendimento novo em Moscou.

A cama fica resguardada, emoldurada pelo casulo de madeira. À esquerda dele, esconde-se o armário de roupas, acessado pelo corredor de trás. (Ruetemple/Divulgação)

“Não havia paredes estruturais e as instalações de hidráulica concentravam-se num único trecho”, contam Alexander Kudimov e Daria Butahina, integrantes do escritório Ruetemple, autor do projeto que se vale de um grande bloco de madeira ressaltado pelo entorno todo claro, do piso ao teto. “Por isso, conseguimos criar no centro da planta este volume permeável que incorpora diferentes usos: lazer, dormir, TV…”

Há um aparelho de TV à frente do sofá, mas este trecho também serve como living, cuja estante são os nichos do piso ao teto na face lateral do desenho. (Ruetemple/Divulgação)

 

O desenho mostra a distribuição do projeto, que setorizou as áreas úmidas –banheiro e cozinha – ao longo da lateral oposta à janela, criando um corredor de serviço próximo à porta de entrada. (Ruetemple/Divulgação)
Publicidade