Continua após publicidade

Um home office dentro de um baú de caminhão no meio do jardim

No espaço de 8 m², o casal consegue trabalhar sem bagunçar a rotina doméstica.

Por Reportagem visual Deborah Apsan | Fotos Evelyn Müller
Atualizado em 19 jan 2017, 15h27 - Publicado em 15 jan 2015, 18h06

Com o sobrado em Trancoso, BA, sempre cheio, André Lattari e Daniela Oliveira, do estúdio de arquitetura Vida de Vila, sentiam falta de um canto recluso e exclusivo para criar. O interesse pela sustentabilidade os levou a cogitar, primeiro, o reaproveitamento de um contêiner, já que havia lugar no quintal. Quando um amigo contou sobre o baú de caminhão de 2 x 4 m e à venda por R$ 1,8 mil num depósito, veio a ideia de restaurá-lo. “Estava deteriorado, mas, por causa da maresia daqui, o corpo de alumínio era ideal”, afirma André. Um serralheiro desamassou a estrutura e recortou janelas. O conforto térmico veio com a instalação do forro isolante de placas de poliestireno expandido (EPS) de 3 cm de espessura revestidas de madeira.

01-um-home-office-dentro-de-um-bau-de-caminhao-no-meio-do-jardim

EXTERIOR PROTEGIDO

Por fora, o baú recebeu uma camada de zarcão e pintura de tinta acrílica (Suvinil, ref. café em pó, R176). A fim de evitar danos por umidade, seu corpo se apoia em base de eucalipto de 40 cm de altura.

02-um-home-office-dentro-de-um-bau-de-caminhao-no-meio-do-jardim

VENTILAÇÃO CRUZADA

Nada de ar-condicionado: este lado ganhou seis janelinhas basculantes de alumínio e vidro de 30 x 30 cm, e a face oposta, um rasgo de 1,10 x 3,60 m. Trabalho da Serralheria Coisas de Ferro.

PÍNUS DO PISO AO TETO

Tratado e fornecido pela Trama Trancoso Madeiras, o material forra todo o interior. “Com esse revestimento e a camada de poliestireno expandido isolante, perdemos quase 10 cm em cada lateral”, alerta André.

Continua após a publicidade

 

 

 

Publicidade