Com TV de 136 polegadas, sala de 125 m² é repleta de lembranças de família
Projeto de estreia do designer de interiores Felipe de Almeida na CASACOR SP reúne peças de seu acervo pessoal
Apaixonado por lares que acolhem, guardam histórias e avivam as melhores lembranças. Assim se define o designer de interiores Felipe de Almeida, que estreia na CASACOR São Paulo 2023 com o projeto “Casa Memórias Essenciais”, agregando os conceitos de bem-estar e conforto às memórias de toda uma vida.
“A relação do homem com seu lar merece ser repensada. Os espaços de uma casa devem ser projetados de forma que aproximem as pessoas e favoreçam uma conectividade afetuosa. Minha motivação é criar projetos que expressem as emoções de uma vida e despertem as memórias essenciais de cada um”, explica.
O projeto reúne peças, obras de arte e mobiliário do acervo pessoal e familiar de Felipe de Almeida. São peças únicas e repletas de recordações que compõem um espaço aconchegante, valorizado com o uso de tecidos, madeira, revestimentos naturais e orgânicos.
Movido por sua bagagem cultural e familiar, Felipe buscou a parceria de André Danemberg, pesquisador de mobiliário e história europeia e gerente comercial do antiquário Arnaldo Danemberg Collection, para realizar a curadoria de mobiliário do ambiente.
“O espaço do Felipe na CASACOR traz a valorização da memória, que é um dos pilares do antiquário. Cada uma das peças escolhidas para o espaço foram garimpadas na Europa, trazidas para o Brasil e restauradas com zelo. Os móveis carregam em si um século de histórias, marcas do tempo e um valor afetivo muito grande”, conta André Danemberg.
A parte tecnológica do projeto se dá pela TV LG de 136 polegadas – a ideia é mostrar a aplicação da tela em um ambiente residencial de luxo, criando a experiência de cinema dentro de casa.
Sobrinho bisneto do modernista Guilherme de Almeida, da escritora Lucia Machado de Almeida e primo do arquiteto Eduardo de Almeida e do fotógrafo Lalo de Almeida, Felipe tem na família importantes referências que lapidam as bases do seu ofício.
Somam-se também ao seu propósito de vida a valorização dos artesãos brasileiros, a arte dos povos indígenas e o apoio a projetos ligados ao desenvolvimento sustentável.
Veja mais fotos!