Truques para decorar salas pequenas

12 jeitos para fazer a sua sala ficar aconchegante e bonita, sem parecer apertada

Por Redação Atualizado em 3 jun 2021, 18h11 - Publicado em 1 jun 2021, 18h00
New Africa / Shutterstock/Reprodução

Não deixe sua pequena sala de estar prejudicar seu estilo. Não importa o quão pequeno seja o seu espaço, ele ainda pode parecer elegante, seja você o proprietário ou se a casa for alugada. Descubra os melhores truques de decoração para espaços pequenos e tornar sua sala um ambiente agradável e aconchegante.

1. Texturas e tecidos

 

Happy Interior Blog/the spruce

Transforme uma sala de estar apertada em um paraíso boho com tecido. Neste projeto do ​Happy Interior Blog, Igor Josifovic trabalhou com tecidos em sua pequena sala de estar com uma tapeçaria de algodão e almofadas para cobrir o sofá. O tapete turco torna mais convidativo sentar no chão. Ao lado da tapeçaria, há um pano de prato, que era bonito demais para usar, emoldurado.

2. Troque sofá por poltronas

 

Shade Degges/House Beautiful/Reprodução

Se você não tem espaço para sofá, opte por duas poltronas aconchegantes como o designer Jae Joo fez nesta sala de estar.

3. Escolha um tapete grande

 

Escolher um tapete maior – mesmo em um padrão ousado – é um truque que faz uma sala parecer maior. Ao contrário dos tapetes menores, o tamanho grande não quebra visualmente o chão.

Reprodução/Leroy Merlin

Isso também pode ajudar a ancorar o espaço e fornecer uma boa peça básica para projetar o resto da sala. Os assentos de canto também podem ajudá-lo a aproveitar melhor o seu espaço.

Veja também

4. Mesas de centro em camada

 

Fantastic Frank/House Beautiful/Reprodução

Uma mesinha no centro é muito pequena para a sua sala, mas uma mesa de centro super grande e volumosa também está fora de questão. Camada de duas mesas de centro aerodinâmicas para uma abordagem escandinava elegante.

5. Cores escuras

 

Paul Raeside/House Beautiful/Reprodução

Paredes escuras e brilhantes criam um cenário sofisticado para peças simples e bem definidas e até mesmo itens coloridos e ousados. Use o pequeno espaço a seu favor e faça com que pareça uma caixa de jóias. Pintar o teto da mesma cor pode aumentar ainda mais a sensação de intimidade. Em seguida, divirta-se com móveis mais claros por toda parte.

6. Exibir arte de forma estratégica

Traga seu trabalho artístico para enganar os olhos e expandir ou acentuar a altura da sala. A parede de uma galeria pode parecer muito poluída para um espaço pequeno, mas pode realmente torná-la maior se chegar até o teto.

Continua após a publicidade

Erik Piasecki/House Beautiful/Reprodução

Nesta sala de estar projetada por Katie Ridder, o efeito espelhado dessa tinta vermelha brilhante no teto faz com que o pequeno espaço pareça maior – e mais glamoroso.

7. Paredes brancas

 

Mantenha as paredes e tetos todos brancos para iluminar o espaço. Grandes obras de arte em preto e branco chamam a atenção, mas não adicionam bagunça, como mostrado nesta sala projetada por Andrew Flesher.

Paul Raeside/House Beautiful/Reprodução

Dessa forma, você pode fazer de uma peça de mobília colorida o ponto focal da sala, e não terá a sensação de que as paredes estão se fechando em você.

8. Afaste os móveis da parede

 

Kristine & Bradley/Apartment Therapy

Resista ao impulso de empurrar todos os seus móveis contra as paredes. Se você criar espaço atrás da mobília, isso fará com que o ambiente pareça mais amplo do que é.

9. Aposte na multifuncionalidade

Quando falta espaço, a única opção é ser criativo e fazer as coisas multiuso. Por exemplo, se você não tem espaço para uma sala de estar separada, sala de família e escritório em casa, combine cada conceito em um espaço.

Josh Franer+Leanne Ford Interiors/House Beautiful/Reprodução

Esta sala de estar e escritório de Leanne Ford prova que o layout e as peças corretas podem ter uma ótima aparência, não importa o formato ou o tamanho da sala.

10. Deixe a luz entrar

 

Shade Degges/House Beautiful/Reprodução

Se sua sala tem acesso a muita luz natural, não a bloqueie com cortinas escuras. Deixe a luz entrar para tornar o espaço mais arejado e aberto. Mesmo se você não tiver janelas grandes e muita luz solar, escolha tons mais claros para maximizar a luz que você tem.

11. Adicione plantas

 

Casa Watkins Living/the spruce

Nada embeleza uma sala de estar como decorar com plantas. Flores perenes como narcisos e tulipas adicionam uma cor adorável, enquanto belezas frondosas, incluindo samambaias e plantas-aranha, trazem uma textura interessante (além de purificar o ar da sua casa).

*Via The spruce & House Beautiful

Continua após a publicidade

Publicidade