Transformação de quartos: a magia do design de interiores para crianças em Moema
Veja a abordagem da designer de interiores Taís Faleiros para dois quartos funcionais e acolhedores: o de Catarina e de Joaquim
A designer de interiores Taís Faleiros assinou os projetos dos quartos de Catarina, 4 anos, e Joaquim, bebê recém-nascido, em um apartamento no bairro de Moema, em São Paulo. A pedido dos pais, os ambientes foram projetados para atender às necessidades das crianças com foco na funcionalidade, organização e conforto. A reforma levou cerca de dois meses para ser concluída.
Quarto de menina
No quarto da Catarina, a prioridade era ampliar o espaço para guardar brinquedos e acessórios, além de criar um cantinho para estudos. “A mãe queria um quarto colorido, mas equilibrado, com áreas bem definidas para organizar os brinquedos da Catarina e um local confortável para que ela pudesse brincar”, conta Taís.
Para isso, foram criados móveis sob medida com gavetas, nichos e armários com portas de palhinha, que abrigam brinquedos, acessórios e objetos pessoais.
O painel floral personalizado na parede é o destaque da decoração, coordenado com a marcenaria em tons de rosa, roxo, amarelo e verde claro. Para garantir leveza ao ambiente, a madeira e o branco do guarda-roupas equilibram as cores.
Tapetes de algodão e um pufe compõem o cantinho para leitura e brincadeiras. “Incluir desenhos da própria Catarina e objetos de família ajudou a personalizar o espaço, trazendo uma identidade única”, ressalta Taís.
Quarto de menino
Já no quarto do Joaquim, o desafio foi otimizar pouco mais de 9 m² para acomodar o berço, uma bicama para visitas, uma área para troca e uma cadeira para amamentação. “Pensamos em soluções práticas, como um móvel multifuncional atrás do berço que funciona como baú para almofadas e prateleiras para decoração”, explica Taís Faleiros.
O trocador foi incorporado dentro do armário, garantindo espaço para as tarefas diárias sem ocupar área adicional.
A paleta de cores do quarto do Joaquim apresenta diferentes tons de azul, do claro ao marinho, com toques de verde e a presença da madeira para aquecer o espaço.
O papel de parede com estampas de gaivotas e listras foi personalizado para o projeto, criando uma atmosfera tranquila e acolhedora. A cama, que pode ser usada como bicama ou cama de casal, foi totalmente planejada para acompanhar o crescimento da criança.
“As soluções de marcenaria sob medida foram essenciais para organizar os ambientes, otimizando cada centímetro e facilitando o dia a dia das famílias”, afirma Taís Faleiros. “O objetivo foi criar quartos funcionais que também fossem um reflexo da personalidade e das necessidades das crianças.”
Jardim rústico provençal: quintal tem móveis DIY, muitas flores e rede confortável
Laje aparente com vigas é ponto de partida do décor deste loft industrial
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
Banheiro pequeno? A solução de marcenaria que dobra o espaço e acaba com a bagunça na bancada





