Significado das cores: que cor usar em cada ambiente da casa?
Pesquisa encomendada pela AkzoNobel mostra que 73% dos brasileiros acredita que mudar as cores ao redor tem impacto positivo em nossas vidas
Fazer pequenas mudanças nas cores ao redor tem impacto positivo em nossas vidas e o tom do cômodo principal da casa pode deixá-lo mais acolhedor. Uma pesquisa encomendada pela AkzoNobel, detentora da marca Coral, mostra que 73% dos entrevistados brasileiros concorda com essas duas afirmações. Ainda segundo o estudo, 71% acha que repintar a casa é uma maneira de ter um novo começo depois de uma experiência ruim.
Se você está pensando em trocar as cores de casa, veja quais combinam com cada ambiente e as sensações que elas transmitem.
1. Azul
A cor está associada ao poder de acalmar e relaxar, por isso é muito usada em quartos, salas de estar e banheiros. Como transmite uma sensação de amplitude, é ideal para ambientes pequenos. O azul também tem a capacidade de aumentar a produtividade, sendo uma boa opção para escritórios e salas de estudo.
2. Amarelo
É energizante e estimulante. Por criarem um ambiente aconchegante e confortável, as nuances suaves são indicadas para salas de estar e áreas de convivência. Tons mais esverdeados parecem mais frescos e podem trazer energia para espaços comerciais ou ligados à saúde. Os amarelos mais vivos são ótimos para destacar detalhes e dar mais charme ao ambiente.
3. Laranja
Além de transmitir calor e energia, é uma cor ligada ao movimento, à comunicação e à criatividade. Assim, vai bem em escritórios, salas de estudos, de estar e quartos de crianças e adolescentes. Também pode ser usado em cozinhas ou salas de jantar, pois desperta o apetite.
4. Vermelho
Simboliza romance, poder, força e fortuna. Nos interiores, cria ambientes aconchegantes, calorosos e convidativos. Ele dá destaque para as paredes e pode ser usado em um cômodo frio para aquecê-lo.
5. Verde
Transmite harmonia e tranquilidade e é ideal para quartos, banheiros e salas de estar. Símbolo de pureza, equilíbrio e saúde, ainda promove a concentração, sendo indicado para salas de aula e de reunião.
6. Violeta
Ligada à espiritualidade e à sofisticação, fica bem tanto em ambientes internos quanto externos. Os tons mais escuros criam espaços luxuosos por sua aparência “aveludada”. Já os mais claros dão um efeito romântico e delicado.
7. Branco
Associado a coisas positivas como a paz, a calma e a limpeza, é uma tonalidade capaz de ampliar espaços e pode ser usado em áreas externas e internas.
8. Preto
Traz um ar de sofisticação e deixa espaços grandes mais íntimos e aconchegantes. Deve ser usado na medida, para não carregar o ambiente.
9. Neutros
Ligados à elegância e tranquilidade, os tons neutros são os coringas da decoração. São versáteis e dão liberdade para as combinações.