Sala de Encontros traz peças inéditas inspiradas na obra de Noel Marinho
Com 48 m², o projeto da CASACOR Rio 2023 leva a assinatura do Estúdio Design Noel_Marinho, comandado por Patricia Marinho e Manuèle Colas
Com 48 m², a Sala de Encontros da CASACOR Rio de Janeiro 2023 – Projeto de Patricia Marinho e Manuèle Colas – funciona como um lounge de TV, mas também é um espaço para apresentar peças inéditas para interior, inspiradas no legado de Noel Marinho, a partir dos anos 1960.
É o caso dos tapetes, bandeja e painéis amadeirados com desenhos extraídos de uma colagem em papel (15×15 cm) que originou a série de azulejos Irmãos Roberto, o painel de azulejos integrado à marcenaria da estante (que reproduz desenho em guache G.04, ainda inédito) e um gabinete com desenhos em relevo nas portas, replicado da série de azulejos G.02.
Todas essas releituras e desdobramentos contaram com a curadoria de arte de Heloisa Amaral Peixoto para originar peças numeradas, feitas sob medida, datadas e assinadas. “O visitante poderá conhecer também, em primeira mão, uma reedição da escrivaninha Memórias que o Noel projetou para mim e minha irmã Andréa, nos anos 1970”, conta a filha arquiteta Patricia Marinho.
A partir de um sofá modular em ilha abraçado por uma grande estante em L, a dupla criou um espaço de convivência relaxante, acolhedor e atemporal para reunir a família ou amigos, oferecendo ainda cantos de leitura e trabalho. Tudo isso sem abrir mão de uma identidade visual própria e equipamentos com tecnologia de ponta para garantir praticidade e conforto.
“Como o conceito de hotel boutique propõe uma experiência diferenciada para o hóspede que procura ambientes sofisticados e serviços personalizados, contamos com a curadoria do João Caetano para reunir móveis de design assinados por nomes consagrados, como Claudia Moreira Salles, Jorge Zalszupin, Maria Cândida Machado e Jean Prouvé.
Essas peças dividem espaço com obras de arte não menos importantes de artistas que representam duas gerações – Marina Ribas se destaca na safra atual, enquanto Maria Polo é um ícone dos anos 1960”, conta Patricia Marinho.
“Nosso projeto propõe ainda uma união da arquitetura majestosa do palacete onde a mostra acontece – com pé-direito de 4 m, janelas altas, portais e portas imponentes -, com o desenho contemporâneo de Noel Marinho, revisitado por nós”, finaliza Manuèle Colas.
Veja mais fotos na galeria abaixo!