Saiba como (e porquê) cuidar da umidade do ar dentro de casa

Prestar atenção na quantidade de água no ar ajuda na manutenção de móveis, pinturas nas paredes e, claro, da própria saúde

Por Marcela De Mingo 9 jun 2018, 13h54

Falar sobre cuidar da qualidade do ar dentro de casa, mas deixar a umidade de lado é muito contraditório. Isso porque, por mais que você esteja livre de problemas respiratórios, pode acontecer de a sua casa estar sofrendo com um ar úmido demais – causando mofo e até o apodrecimento de algum móveis, em especial os de madeira.

Mas como cuidar dos níveis de umidade do ar dentro de casa? Existem algumas dicas que podem ajudar você com isso. A começar: a umidade ideal para um ambiente interno é 45%. Se bater os 30%, já é considerado muito seco, e chegar nos 50%, é úmido demais.

Duas formas de saber quando a umidade do ar precisa de uma atenção extra:

  1. Nebulização e condensação do ar nos vidros da casa (quando eles ficam “embaçados”), as paredes parecem molhadas e você vê indícios de mofo nas paredes e tetos – sinal de que a umidade está muito alta.
  2. Aumento da quantidade de estática, pinturas e móveis que parecem secos e estão craqueando – indicam que a umidade está muito baixa.

Se você quiser cuidar seriamente da quantidade de água no ar da sua casa, pode comprar um aparelho chamado higômetro, que faz essa medição por você. Em algumas lojas, eles custam menos de R$50 e dão todos os indicativos da qualidade do ar no ambiente.

Continua após a publicidade

O que fazer quando a umidade estiver baixa?

Principalmente durante o inverno, é comum a umidade do ar ficar mais baixa, deixando pele e cabelo mais secos, causando problemas respiratórios, fazendo a pintura das paredes descascar… A solução para tudo isso, porém, é muito simples: manter um humidificador no ambiente. Existem vários formatos diferentes no mercado, mas todos eles cumprem a mesma função: colocam mais água no ar e o deixam mais úmido e propício. Para quem sofre de alergias causadas pelo tempo seco, é uma ótima ideia colocar um umidificador no quarto e deixá-lo ligado à noite.

O que fazer quando a umidade estiver alta?

Principalmente em lugares onde o clima é tropical e quente, o ar é mais pesado justamente por causa da quantidade de água presente ali. Para reverter essa situação, é preciso que a sua casa tenha algumas mecânicas adaptáveis com esse tipo de clima, para garantir que ela não seja afetada por essa questão.

Por exemplo:

  1. Se você tem um umidificador em casa, tenha certeza de mantê-lo desligado.
  2. Ao contrário, use um desumidificador, um aparelho que diminui a umidade, especialmente em ambientes muito fechados, como o porão ou o sótão, e durante o verão.
  3. Diminua a quantidade de água que evapora para o ar cozinhando com panelas fechadas, tome banhos mais curtos (e com uma janela aberta, de preferência), diminua o número de plantas em casa e coloque roupas para secar do lado de fora, se possível.

Fonte: Apartment Therapy

Divulgação/CASA CLAUDIA

 

Continua após a publicidade

Publicidade