Casa Created with Sketch.

Rio+20: sala dos Chefes de Estado foi decorada com peças de antiquário

Mesa de cavaletes do século 17, cadeiras de jacarandá e palhinha do século 19 e outros móveis do acervo de Arnaldo Danemberg preenchem a sala de 440 m²

A sala dos chefes de Estado da Rio + 20 tem curadoria do antiquário e pesquisador de mobiliário Arnaldo Danemberg. A convite do Itamaraty, Arnaldo disponibilizou seu rico acervo de móveis antigos e, juntamente com o arquiteto Maurício Nóbrega, pensou em uma decoração convidativa para acolher os Chefes de Estado no encontro. A maioria das peças é brasileira, como a mesa de cavaletes do século 17, dos primórdios de nossa colonização, uma coleção de cadeiras em jacarandá e palhinha do século 19 (arquivo pessoal), marquesas neo-clássicas, uma mesa de convento brasileira do século 19 com cinco metros de comprimento e vitrines Império. Mas há também peças européias : um arcaz em castanho, do século 17 e outro neo-classico, uma rara cômoda portuguesa em castanho do séuclo 17 (Barroco Joanino, período D João V) mais uma serie de baús europeus, retratando a chegada do homem em suas tantas viagens. Móveis franceses, ingleses e até anglo-indianos complementam a decoração. Os painéis de fotos mostram restauradores da equipe de Danemberg e foram clicadas por Marco Antônio Rezende. Segundo Danemberg, eles representam o homem simples que restaura um móvel, num desejo de que aqueles chefes de estado responsáveis pelo destino do mundo também façam a sua parte ajudando a restaurar o planeta.

Arnaldo Danemberg foi professor no Curso de Decoração de Casa Claudia. Sua aula era sobre o uso de móveis de antiquário na decoração. Assista e aprenda sobre os diversos estilos de móveis no Brasil.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s