Quintal de apartamento: flores, horta e frutíferas na cobertura

Com flores, horta em vasos, árvores frutíferas e muito espaço para relaxar, este jardim em São Paulo se transformou no oásis dos moradores.

Por Reportagem: Danilo Costa (texto) e Eliana Medina (visual) Atualizado em 14 dez 2016, 12h47 - Publicado em 21 nov 2011, 18h38

Morar num dúplex com uma área externa de 236 m² é privilégio de poucos em São Paulo – o executivo Ricardo Khauaja, a esposa e os três filhos que o digam. “Com tanta tranquilidade, nem parece que estamos a apenas 100 m do rio Pinheiros”, brinca Ricardo. Para tornar o local atraente, não bastou encomendar o pergolado com churrasqueira e forno de pizza, criado pelo arquiteto Ricardo Malaspina. “Coube ao jardim, com frutíferas, tempero e flores, dar vida ao espaço e promover a interação da família”, explica o paisagista Edu Bianco. Ele foi além da seleção criteriosa de espécies, capazes de florescer em estações diferentes do ano. No piso de alguns trechos, os pedriscos são maiores, do tamanho de azeitonas. “Assim, não se prendem na sola do chinelo”, diz Edu, que propôs ainda um chuveiro com água quente para ser usado em qualquer época. “Adoramos curti-lo nos fins de semana”, revela o morador.

Publicidade