Continua após publicidade

Quatro estilos para o canto do casal

Com simples substituições - apenas das peças do enxoval e das cortinas -, é possível mudar por completo o visual e a identidade de um quarto.

Por Por Daniella Grinbergas Reportagem visual Paulo Lagreca Fotos Luis Gomes
Atualizado em 19 jan 2017, 15h37 - Publicado em 1 abr 2011, 16h47

O eterno branco, as estampas, o romântico lilás e as cores neutras dão o tom ao ambiente.

*Preços pesquisados em dezembro de 2010, sujeitos a alteração

Clique nas imagens para ver mais detalhes.

A pureza do branco, um clássico bem-vindo

Um espaço de base neutra oferece inúmeras possibilidades para a utilização de cores em detalhes e acessórios. É o caso deste dormitório com cama tamanho queen size, projeto das arquitetas Raquel Melo e Camila Caló, de São Paulo: entre paredes e teto claros, sobressai o cinza (Suvinil Selfcolor, ref. Z077FECT) atrás da cabeceira, formada de chapas de MDF tingido de tamanhos variados (Marcenaria Angra). Uma escolha diferente é investir no branco sobre branco, que ganha graça com a mistura de texturas – aqui, os lençóis são de malha; a colcha, de matelassê; a manta, de microfibra; a cortina, de voal; e há ainda uma almofada de crochê entre duas capas de algodão. “Além de o branco transmitir a sensação de tranquilidade, também pode aceitar uma pitada de cor sem escapar da proposta”, recomenda Raquel.

Continua após a publicidade
Jogo de lençol: de malha, o Premier é composto de lençóis com e sem elás...

Personalize com estampas para conquistar um ar moderno A tendência dos grafismos e dos desenhos geométricos veio para ficar. O quarto se transforma com círculos que mesclam tons de verde e listras, e o resultado é um ambiente arrojado e divertido. “Pequenas intervenções já conferem uma cara nova ao espaço, sem gastar muito”, explica o repórter visual Paulo Lagreca. Atenção para a cortina, que tem papel importante na composição ao acompanhar as cores do enxoval: “Nada de tons muito fortes e pesados”, ensina a arquiteta Raquel.

Jogo de lençol: o Fashion Shinny é formado de lençóis com e sem elástico...

Aposte no lilás para uma decoração romântica na medida certa Flores coloridas sobre um forte roxo deixaram o ambiente com um visual feminino, porém moderninho. “A estampa da roupa de cama desenhada pelo estilista paulistano Alexandre Herchcovitch é uma versão mais pop do floral tradicional”, afirma Paulo. Raquel avisa: “O lilás deve ser empregado com cuidado. Se for chamativo, procure trabalhá-lo para que fique suave”. Nesta composição, a cortina translúcida e as tonalidades menos vibrantes no cobre-leito e nas almofadas foram fundamentais para equilibrar o conjunto.

Continua após a publicidade
Jogo de lençol: com estampa floral de Alexandre Herchcovitch, o Select Bloom...

A elegância atemporal dos tons pastel vai sempre bem Se o casal estiver na dúvida sobre o estilo em que investir, uma alternativa certeira é a combinação de cores neutras, como o branco, o verde suave e um matiz café com leite. “É praticamente impossível enjoar das tonalidades mais baixas”, justifica Paulo. Para fugir da monotonia, as listras comparecem: observe que a colcha e os porta-travesseiros exibem faixas verticais, enquanto as almofadas contrastam pelas linhas no sentido horizontal. A combinação fica discreta e aconchegante.

Jogo de lençol: da Karsten, o modelo Maroni vem com quatro peças de percal ...
Publicidade