Quartos modernos: 5 projetos que saem do básico
Sala de banho integrada, cama estofada, pintura monocromática. Esses são alguns recursos utilizados nesses quartos para um visual moderno e inesquecível.

O projeto de interiores para um quarto vai muito além de camas e cabeceiras estilosas. Há muito tempo o ambiente deixou de lado um padrão linear para materializar o estilo e as preferências dos moradores – ainda que, para muitos, essa premissa signifique fugir do óbvio.

“Essa mudança de olhar tem guiado projetos contemporâneos e inspirado soluções que equilibram estética e funcionalidade”, manifesta a arquiteta Ana Rozenblit, à frente do escritório Spaço Interior, que defende um olhar multifacetado para cômodo. “É no dormitório que os moradores expressam seu modo de vida de maneira ainda mais íntima e profunda”, complementa ela, dizendo que o papel do profissional é, justamente, traduzir essa essência para o projeto.
Mas o que significa sair do senso comum? Separamos alguns destaques dentro do trabalho realizado pela Spaço Interior.
Sala de banho integrada ao quarto

Quando pensamos em uma suíte, logo a mente nos remete a dois ambientes conectados, porém com suas ‘divisões’. Mas, neste apartamento, não foi bem assim que aconteceu: a arquiteta explorou um ‘inusitado’ que fez todo sentido.
Diretamente do 47º andar de um suntuoso prédio de São Paulo, com vista para a Ponte Estaiada, um dos cartões-postais da cidade, ela combinou banheira de imersão e um generoso box ao lado da cama. “Com a serralheria até o teto, o morador tem um clima de sauna em casa”, acrescenta a profissional.

“O luxo é justamente o de poder usufruir do dormitório com essa vista panorâmica”, relata satisfeitíssima a arquiteta. Para tanto, ela criou um leve desnível entre o espaço de banho e a cama, resguardando a questão de molhar o quarto depois de sair dos momentos de relaxamento.
Mas onde estão a bancada com cuba e a bacia sanitária? Com a devida privacidade, foram posicionados bem ao lado, entregando o mesmo conforto.
Com o charme das boiseries

As boiseries adornam a parede lateral do dormitório, mas a verdade é que esse projeto executado por Ana Rozenblit entrega muito mais. A começar pelo design sofisticado da cama – um modelo mais baixo que evidencia a madeira no entorno da cabeceira, acompanhada pela palhinha.
Para completar, os móveis laterais também entram no contexto com suas formas curvas e a tonalidade que acompanha a base predominante do projeto, incluindo a marcenaria planejada do closet, com suas portas de correr, que se diferenciam pela originalidade dos desenhos quadrados que se sintonizam com a essência do décor. Um tapete marcante completa o cômodo.
O aconchego das camas estofadas

Com seu visual contemporâneo, as camas estofadas valorizam o projeto do dormitório por diversas razões. A primeira delas, sem sombra de dúvidas, diz respeito ao conforto que elas inspiram. “Sua forma é como um abraço”, diz a profissional referindo-se ao modelo que escolheu para esse dormitório.

A peça atuou como um eixo que preencheu o décor, entregou amplitude e uma aura ainda mais receptiva para o casal.
O luxo que se revela nos detalhes

A referência do quiet luxury é um dos pontos evidenciados no décor deste dormitório. Sem ostentações, a combinação entre os materiais e as cores – rosa, cinza e o amadeirado claro – demarcam a natureza do projeto criado por Ana Rozenblit, da Spaço Interior. Com vista para a sacada, a referência orgânica se evidencia na penteadeira da moradora.