Seja para bebês, crianças maiorzinhas ou irmãos de idades diferentes, os quartos infantis abaixo não deixam de proporcionar personalidade, charme e funcionalidade. Confira nossa seleção de 30 ambientes!
Urban Jungle delicada
Assinado por Amanda Chatah, sócia fundadora da Muskinha Design Divertido e designer, em colaboração com as arquitetas Clara Damasceno e Nayara Felix, da Mini Risca Arquitetura Infantil e da decoradora Carolina Alves, da Sheppy, o quarto de Antônio, filho da atriz Miá Mello tem como tema uma floresta repleta de animais. O projeto faz parte do segundo episódio do reality/série “Mães à Obra”.
Temática espacial
Ieda e Carina Korman, à frente do escritório Korman Arquitetos, assina este dormitório para uma criança que sonha em ser astronauta. Um grande adesivo de parede ressalta essa paixão de forma lúdica e prática e, na marcenaria, nichos coloridos organizam os brinquedos, deixando tudo à mão.
Quarto multifuncional
A proposta do escritório de arquitetura Fantato Nitoli para este quarto foi reformular os usos. A escrivaninha é formada por uma bancada suspensa e um banco na lateral, que permite aos pais sentar ao lado no momento das lições e serve para armazenar brinquedos e livros – é um móvel versátil e um ótimo apoio ao lado da cama, que funciona também como mesa de cabeceira. As cores, flores e decoração têm como objetivo trazer um ar mais feminino, divertido e atemporal.
Candy Colors
O quarto de Nina, filha da atriz Miá Mello, é romântico e traz uma paleta de cores em candy colors. O projeto é assinado por Amanda Chatah, sócia fundadora da Muskinha Design Divertido e designer, em colaboração com as arquitetas Clara Damasceno e Nayara Felix, da Mini Risca Arquitetura Infantil e da decoradora Carolina Alves, da Sheppy.
Brinquedoteca no sótão
Um sótão que servia como depósito da casa foi transformado pelo Studio MEMM em uma encantadora brinquedoteca. A inspiração para o projeto surgiu do desafio de preservar elementos arquitetônicos, como diagonais, ligações e telhados, de forma lúdica e envolvente. Para unir esses itens à linguagem infantil, a equipe optou pela criação de nichos no design do painel e na estante de madeira.
Nuvens nas paredes
Nesta proposta montessoriana, Ieda e Carina Korman, à frente do escritório Korman Arquitetos, adicionaram uma cama em forma de casinha e uma pintura que desenha nuvens nas paredes. Para o conforto de não colocar os pezinhos descalços no chão, um tapete foi adicionado. Destaque também para a mesinha e para as prateleiras de livros na altura da moradora.
Tema de dinossauros
Com 12 m², a brinquedoteca dos filhos da arquiteta Livia Amendola, sócia do engenheiro Rômulo Campos no escritório Travessa Arquitetura, foi setorizada em duas áreas: zona térrea, com espaço para desenhar e pintar e uma “cama-tatame” para os meninos descansarem ou lerem com mais conforto; zona aérea, com escorrega de um lado e escada com degraus-gaveta do outro que dão acesso ao tablado suspenso, com colchão e nichos laterais para guardar brinquedos e livros.
Closet com acabamento de vidro
A arquiteta Fernanda Marques projetou esta alternativa para o quarto das crianças: o closet possui acabamento externo de vidro transparente extra clear. As portas oferecem um design minimalista e atemporal, com acabamento metalizado. O sistema de parede Wall System (da Ornare), inclui painéis e prateleiras com iluminação embutida em LED.
Marcenaria delicada
Neste projeto assinado por Paula Neder, o desenho da marcenaria do cama chama a atenção: além de funcionar como um acessório de segurança, o design traz leveza ao quarto com beliche. Destaque também para o cenário criado pelo papel de parede com cactos.
Estímulo à autonomia
No quarto assinado pela dupla de arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, o objetivo foi incentivar a autonomia da criança para que ela possa, sozinha, descer da cama, pegar os brinquedos e até escolher suas roupinhas. A marcenaria da cama parece uma cerquinha e a parede onde está a porta do banheiro simula uma casinha.
Teto colorido
Este quarto projetado pelo Studio 92 Arquitetura destaca o teto com pintura cor uva, fazendo um contraponto ao tom claro do MDF usado em todo mobiliário. O romantismo fica por conta da palha sintética usada nas portas do armário e na delicadeza do papel de parede. Destaque para um estreito aparador que serve de apoio para cama e foi revestido com madeira ripada em tom verde pastel e tampo de madeira natural.
Com tema de futebol
Com uma proposta imersiva, o escritório Spaço Interior propôs um quarto radical composto por diversas possibilidades e brincadeiras. Junto com os suportes que acomodam os livrinhos, há um espaço reservado para a coleção de bolas de futebol e outro para os bonecos de ação. A proposta foi explorar a imaginação com um grande espaço central e circulação fluída.
Para dividir com o irmão
Para que desde cedo as crianças dessa casa pudessem aprender sobre a importância de compartilhar e respeitar espaço do outro, o arquiteto Pietro Terlizzi projetou um amplo dormitório com três camas. O destaque principal é a lousa-cama, um móvel reclinável na vertical que, quando “guardada”, se transforma em uma enorme lousa para desenhar. O piso em assoalho de madeira maciça cumaru foi escolhido por auxiliar no abafamento de som (acústico) do ambiente, além de ser ideal para as crianças brincarem descalças.
Vários andares
Um mezanino com brinquedoteca e a cama beliche marcam este projeto de Ana Cano, que tira proveito da altura do ambiente. Para dar mais sensação de amplitude, a marcenaria é branca e ganha detalhes em palha. Destaque para o papel de parede com estampa que remete ao cenário de uma cidade.
Quarto gamer
A arquiteta Débora Durigon projetou um espaço dedicado ao hobby do filho do casal: os games. O pré-adolescente, que faz coleções de bonecos, especialmente os da legião do Star Wars, ganhou um quarto temático. Em uma das paredes, a arquiteta criou um revestimento com a imagem da nave espacial e na parede oposta uma estação de jogo com joystickers, volantes, pedal e outros apetrechos. Ainda neste espaço do gamer, há um fliperama, que dá um certo ar retrô, mas está totalmente inserido na linguagem do ambiente.
Para quem ama gatos
A arquiteta Cristiane Schiavoni se inspirou na temática de gatinhos, pois a moradora mirim é apaixonada pela felina de estimação da família. Por estar alcançando a fase de pré-adolescência, nota-se que a estrutura foi realizada para acompanhá-la em seu crescimento em função das dimensões da cama, a bancada de estudos (que também é uma penteadeira) e os nichos instalados na parede ao lado da cama.
Estilo Montessoriano
A cama em formato de casinha ganha leveza com o tom esverdeado neste projeto assinado por Manuela Santos. Para complementar o décor, tons claros, papel de parede estampado e muitas almofadas. Repare no tapete com o alfabeto.
Com armário de vidro
A arquiteta Lilian Coelho apostou na delicadeza da transparência do vidro e na leveza dos perfis de alumínio da linha Crystal Case, com as prateleiras com iluminação acoplada da Wall System (todos da Ornare), neste decorado do empreendimento Infinity Alphaville da JMF Construtora e Incorporadora. Juntos, eles oferecem um visual de vitrine para a suíte das meninas.
Jardim encantado
Neste quarto de bebê projetado pela arquiteta Bia Morais, a natureza foi o elemento escolhido para levar vida, alegria e encanto ao espaço de aproximadamente 10 m². Na parede principal, um jardim florido, pintado à mão pelos artistas Raquel e Caio Lobato, cria um cenário cativante. Tons claros de rosa predominam no ambiente e transmitem suavidade e delicadeza.
Brinquedoteca colorida
A arquiteta Patricia Pena elaborou uma marcenaria inteligente, colorida e repleta de nichos para a organização dos brinquedos. A essência recreativa dessa brinquedoteca é percebida pelas cestas de palha em formato de girafas e nos pufes de lhama e rinoceronte. O chão ganhou um grande tapete com desenhos de macaquinhos.
Delicadeza para o bebê
Neste dormitório de bebê, a arquiteta Ariane Name escolheu a ilha Little Luxury da Ornare, uma versão versátil e temática de armário. A ilha apresenta acabamentos em pintura metalizada Rose Gold, pintura brilho Rosebud e metalizado em ouro escovado. As gavetas são revestidas com couro natural.
Casa na árvore
De autoria da Tune Arquitetura, este quarto traz uma marcenaria bem trabalhada, flores pintadas à mão na parede e pontos coloridos. A estante no formato de árvore, desenhada pelo escritório, chama atenção ao entrar no cômodo. A pintura degradê em tons de azul, na parede maior, segue o conceito de “casa da árvore” e evoca a sensação de estar em um refúgio pessoal, quando se está no mezanino.
Design nórdico
Este quarto de menina tem cabeceira em formato orgânico feita de madeira revestida em veludo e desenhos de gomos em diversos tamanhos, que criam movimento e sinergia. Os tons do papel de parede foram o ponto de partida para criar a paleta de cores em todo ambiente, na qual as matizes pastel harmonizam com a madeira natural da cama e com armários desenhando pela LL Arquitetura, responsável pelo projeto.
Tons suaves
Os tons pastel presentes no papel de parede se repetem na marcenaria e nos acessórios deste quarto de bebê assinado por Manuela Santos – até a prateleira segue o design arredondado da estampa da parede.
Estilo clássico
Assinado por Karen Pisacane, este quarto de bebê ganhou uma cara sofisticada e clássica: os móveis são da Lilian Pimenta Atelier, peças delicadas com acabamento natural. O papel de parede foi feito sob medida, em tons de cinza, e traz ilustrações de animais. A girafa de pelúcia veio de uma viagem e ganhou um espaço especial.
Para irmãos
No quarto do filhos da atriz e influenciadora digital Milena Toscano, o uso das cores verde claro, mostrada e terracota norteiam a decoração do dormitório de 15 m². Multifuncional, o baú colocado entre as duas camas de madeira Taurí cumpre duas funções: guardar brinquedos, mantendo a organização do espaço, e servir de mesa de cabeceira. Projeto de Fernanda Sebrian e Gabriella Amadei, à frente do AS Design Arquitetura.
Da cor de macarons
O escritório Lovisaro Arquitetura transformou o espaço de 19 m² onde funciona o escritório dos pais no cantinho das crianças. O pé-direito de 3,5 m permitiu a instalação de um mezanino e, com a altura, a marcenaria também ganhou um escorregador que dá em uma piscina de bolinhas. A paleta de cores foi inspirada em macarons, então todas superfícies e acessórios são de cores que remetem aos doces.
Wakanda para sempre
Este projeto, feito pelo WestwingDesign, tem como objetivo servir como inspiração aos fãs do MCU que querem trazer a magia dos filmes para casa. A arte na parede do Pantera Negra leva a assinatura do artista plástico Negritoo e todos os produtos utlizados fazem referência ao longa.
Mapa-múndi
No quarto das crianças, a proposta do Estúdio Maré foi mesclar os móveis existentes com uma nova mesa de cabeceira, arandelas e um adesivo de parede temático com mapa-múndi. Essa abordagem trouxe descontração e estilo ao quarto das crianças, atendendo às suas necessidades de crescimento e diversão.
Marcenaria azul
A marcenaria azul se destaca neste projeto assinado por Júlia Marques, que ganhou também um nicho para livros e uma parede escalada.