Os prós e contras de uma sala de estar rebaixada

A escolha precisa considerar o custo e a mobilidade no ambiente

Por Redação Atualizado em 13 jun 2022, 22h28 - Publicado em 15 jun 2022, 13h00
Sala de estar rebaixada
Naho Kubota/Reprodução

As salas de estar rebaixadas costumavam ser extremamente populares nos anos 70. Hoje em dia, a tendência ressurge nas casas contemporâneas. A área recuada parece mais íntima e promove a união, ao mesmo tempo em que consegue ser um ambiente leve e arejado.

Sala rebaixada com um sofá roxo grande. Paredes de vidro, com vista para uma área verde.

A diferença na altura do piso ajuda a separar visualmente a sala de estar, fazendo com que ela permaneça integrada ao resto do espaço.

Se você está pensando em seguir essa tendência ou não, compartilhamos os prós e contras de uma sala de estar rebaixada. 

Prós

As áreas de estar rebaixadas trazem uma sensação sofisticada à casa com seu design inesperado. Eles são versáteis o suficiente para se adequar a vários estilos e também são uma boa opção para espaços ao ar livre.

Divisão de grandes espaços

Sala de estar rebaixada, com lareira suspensa, paredes de vidro, com vista para uma grande piscina na área externa.

Espaços extensos tendem a parecer monótonos. No entanto, uma sala de estar rebaixada adicionará dinâmica a uma grande área. A diferença na altura do piso chamará a atenção e quebrará a monotonia, mantendo a abertura.

Lugar íntimo

Sala rebaixada com um escritório improvisado, debaixo de uma escada.

A área de estar rebaixada é separada do resto da casa, o que é ideal para um momento a sós. Por outro lado, não está completamente isolado. O espaço compacto promove a proximidade, permitindo-lhe desfrutar de momentos de qualidade com a sua família e amigos.

Sensação arejada

Ampla sala de estar rebaixada, com sofás em marrom claro, paredes de vidro e uma lareira suspensa.

Se você gosta de espaços arejados e abertos, uma sala de estar rebaixada pode ser a opção ideal para suas preferências. A área recuada apresenta maior distância entre o piso e o teto, criando uma ilusão de amplitude. O design exclusivo transformará sua sala de estar em um espaço sofisticado para entretenimento.

Continua após a publicidade

Contras

Antes de decidir se comprometer com essa tendência de design, você deve estar ciente dos contras. Compreendê-los ajudará você a tomar a melhor decisão e implementar os recursos de design que melhor atendem às suas necessidades específicas.

Falta de adaptabilidade

Sala de estar rebaixada com sofás na cor azul, chão e paredes cimentadas. Poltrona cinza ao fundo.

O layout específico do espaço dificulta o reaproveitamento da sala. Mesmo que você queira reorganizar os móveis para atender melhor às suas necessidades, você enfrentará problemas.

Comumente, os móveis para espaços de interação são feitos sob medida para se adequar ao espaço, portanto, movê-lo pode ser muito desafiador.

Inconveniência

Sala de estar rebaixada, ambiente e móveis claros.

Um espaço rebaixado pode interromper o fluxo de tráfego, pois é necessário subir e descer as escadas para se locomover. No entanto, não se trata apenas do fluxo de tráfego. Se a área rebaixada não tiver grade, o risco de queda é alto.

Além disso, é difícil para pessoas com problemas de mobilidade acessar uma sala de estar rebaixada. Quando você tem esses desafios em mente, pode executar um design conveniente adaptado ao seu estilo de vida.

Custa mais

Sala de estar rebaixada

Se você quiser ter um poço de conversa aconchegante, lembre-se de que pode acabar custando mais do que o esperado. Os móveis geralmente são feitos sob medida para caber no espaço, então o preço pode subir expressivamente.

O custo total depende da forma e do tamanho do assento, da profundidade da área rebaixada e dos materiais, portanto, planeje adequadamente.

*Via Decoist

Continua após a publicidade

Publicidade