6 projetos de corredores lindos com decorações diferentes
Confira projetos de corredores com soluções de paleta de cor, marcenaria, arte e iluminação.

Muitas vezes despercebido por sua ‘simples’ função de conectar ambientes, o corredor tem potencial para ir além nos projetos residenciais. Para acrescentar vida, estilo e aplicabilidade, profissionais de arquitetura e design de interiores fazem dele muito mais atraente por meio da aplicação de cores, a inserção de móveis, quadros e outros objetos decorativos.

Todavia, é preciso evitar o excesso para que o espaço não fique sobrecarregado. A arquiteta Isabella Nalon afirma que gosta de explorar composições que propiciem sensações, despertem curiosidade e que transmitam a identidade de quem habita o local.
Cuidar da iluminação, tornar o percurso leve, fluido e surpreendente também é função do projeto de interiores de um espaço como o corredor na opinião do arquiteto Bruno Moraes. “O bom uso das cores é sempre bem-vindo em nossos projetos”, conta.
Medidas e iluminação

A arquiteta Isabella Nalon diz que a principal referência está na largura: entre 0,90 e 1 m os moradores transitam de forma agradável e ainda não correm o risco de bater nas paredes no transporte de algum item de médio ou grande porte. Sobre o comprimento, a atenção deve ser voltada para a iluminação. Segundo a Yamamura, explorar efeitos de luz tornam o corredor muito mais interessante e, por isso, as arandelas de fachos nas paredes, balizadores de piso ou parede, fitas de led nos rodapés, spots no teto e lâmpadas inteligentes (que funcionam por voz ou aplicativo) são excelentes sugestões.
Veja boas ideias de corredores:
Corredor com arte

Uma boa estratégia é designar a ideia de apreciação de arte, que pode acontecer por meio da seleção de telas e fotos em um gallery wall ou o acréscimo de itens decorativos que expressem memórias dos moradores ou que acompanhem o estilo do décor.

Nessa residência assinada pelo escritório Frezza & Figueiredo Arquitetura e Interiores, o corredor entrega a curadoria realizada por eles: quadros e dois aparadores com peças decorativas.
Corredor com boiseries

Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, clássico é eternamente clássico. No acesso aos dormitórios desse apartamento, ela explorou as boiseries – presentes em outros ambientes do projeto –, para adornar um lado do corredor e o teto. Com as molduras retangulares, o efeito de luz da arandela deixou o caminho dos moradores muito mais elegante.
Corredores monocromáticos

Todo rosa: no projeto do apartamento onde investiu na alegria dos tons pastel, a arquiteta Mari Milani mostra como o rosa compartilha o romantismo e a delicadeza em um viés moderno. No corredor monocromático, paredes, portas e teto se destacam pela cor que também se faz presente na marcenaria da sala.

Já neste corredor do hall de entrada, mais uma vez a arquiteta Mari Milani investe no protagonismo da cor: para o azul que recobre paredes e porta, ela acresceu a iluminação e o espelho Adnet.
Corredor multifuncional

Na reforma desse apartamento, o arquiteto Raphael Wittman, à frente do escritório Rawi Arquitetura + Design, promoveu uma mudança no layout com o acréscimo de uma divisória que delimitou a sala e se transformou em um corredor com função. Além de conduzir o morador à ala íntima, o local recebeu a função de home office.

Corredor que valoriza hobbies

No corredor que recebe os moradores no segundo andar da cobertura, a arquiteta Cristiane Schiavoni valorizou o mimo que a esposa adquiriu para presentear o seu marido, fã das corridas automobilísticas: a réplica de um carro de Fórmula 1 na escala de 1 para 2.

Corredor com madeira e iluminação

Com a exuberância do pau-ferro na marcenaria da SCA Jardim Europa, a arquiteta Ana Rozenblit propôs a ideia de um pórtico revestido pela madeira em paredes, teto e porta de entrada.

Contrapondo com a beleza do porcelanato marmorizado, a cenografia do corredor foi complementada pelo projeto luminotécnico.

No corredor que recebe os moradores no segundo andar desta residência, a arquiteta Isabella Nalon trouxe o conforto da madeira ripada, presente em teto e paredes. Os fachos de luz tornam o percurso surpreendente.