Parede em frente à cama: 4 jeitos criativos para aproveitar esse espaço do quarto
Painéis ripados, cores e marcenaria são alguns dos recursos apontados pela arquiteta Mari Milani para decorar a parede em frente à cama.
Quartos bem planejados se tornam um refúgio para recarregar as energias e elevar o relaxamento e a descontração dos moradores. Mais do que caprichar na escolha da cama, é preciso se dedicar ao planejamento do espaço, que deve ser leve e fluido, e aos materiais eleitos, que estão intimamente ligados à sensação de bem-estar pretendida do ambiente. Um dos elementos que preenchem o quarto com estilo e personalidade é a parede em frente à cama.
“É muito comum que se queira focar na parede que acolhe a cama, com cabeceiras inventivas e mesas laterais de igual destaque, porém a parede em frente à cama também pede um olhar caprichado durante o planejamento do quarto”, destaca a arquiteta Mari Milani.
A profissional revela que existe uma infinidade de opções quando o assunto é decorar essa parede tão especial, seja pintura, revestimento ou painel de madeira. Confira, a seguir, uma seleção de ideias propostas pela arquiteta e inspire-se com as potencialidades dessa parede que tem todos os motivos para fugir da monotonia!
Painéis de madeira
Com uma marcenaria bem planejada é possível desenvolver o painel de sustentação da TV, além de rack, nichos e prateleiras. Tudo isso somado com possíveis divisórias para outros ambientes. “Em um dos nossos trabalhos, onde a parede em frente à cama virou a protagonista, conseguimos uma conexão com o closet, desenvolvendo um rack que segue até a penteadeira”, diz Mari Milani.
O resultado não poderia ter ficado mais estilizado, com prateleiras, gavetas e nichos num tom mentolado de verde e ripas de madeira que delimitam os dois cantinhos.
O branco da bancada trouxe ainda mais sofisticação para a estrutura do móvel, desenhado por Mari Milani. As prateleiras superiores expõem as peças decorativas, enquanto os gavetões ajudam na organização, principalmente de itens eletrônicos.
Cores
Para quem adora cor, destacar essa parede num tom que se conecta aos demais elementos do quarto é uma excelente saída. “As cores são bem-vindas, uma vez que destacam a parede na mesma medida em que podem ser eleitas a partir do moodboard do ambiente”, explica Mari.
Neste quarto, o painel de madeira divide quarto e closet, misturando os tons verde e branco com um desenho orgânico.
Ripados
As ripas não são apenas mais uma tendência do décor, elas se firmaram como um recurso atemporal e valoroso ao trazerem textura e brincarem com a volumetria dos espaços onde são inseridas. Em frente à cama, elas criam um destaque poderoso ao dividir a parede em duas estações. “Trabalhar com meia parede na vertical é interessante, principalmente, quando a TV é o ponto de divisão entre os dois resultados que se criam”, explica a arquiteta Mari Milani.
Com nuance de madeira natural, as ripas verticais neste projeto dão a sensação de prolongar o pé-direito e seguem o mesmo acabamento da prateleira. O rack suspenso complementa o décor da parede, com nichos e gavetões.
O ripado leve em off-white neste ambiente, que vem do teto até a cômoda com gavetas, torna essa alternativa desenhada pela arquiteta Mari Milani leve e discreta.
Já neste outro quarto, o trecho de ripas azuis faz um contraponto interessante com a madeira de aspecto natural. Esse tom também contribui para a sensação de acolhimento no quarto, na mesma medida em que confere um toque incomum.
Minimalismo
Com uma busca por ambientes com menos estímulos visuais e mais atrelados com o minimalismo e o aconchego, é perfeitamente possível desenvolver uma parede clean, com poucos elementos, e mesmo assim muito personalizada. “Essa opção é ideal para quem busca deixar o dormitório com os estilos mais puxados para o boho e o japandi”, reflete Mari Milani.
Atemporal e elegante, o painel de madeira para esta parede é mais do que uma solução acertada, é um recurso eficiente que promove aconchego e sofisticação. Além da TV, apenas uma prateleira superior ocupa o espaço da parede, evitando mais elementos no décor.

Trabalhando o cinza como a cor base deste dormitório, a arquiteta Mari Milani trouxe apenas a prateleira e o ar-condicionado (ambos no preto) para ocupar o espaço da parede, deixando a TV como a protagonista no setor, posicionada bem ao centro.
Cozinha verde e azul: a tendência de decoração + dicas e inspirações
Parede atrás do sofá: 3 ideias criativas para decorar e valorizar a sala
Parede em frente à cama: 4 jeitos criativos para aproveitar esse espaço do quarto
Banheiro pequeno? A solução de marcenaria que dobra o espaço e acaba com a bagunça na bancada
8 projetos com halls de entrada surpreendentes e inteligentes





