O truque para organizar a sua bagunça não é fazer tudo de uma vez

Ao invés de mexer em todo o seu quarto, aprenda a separar pequenos espaços de tempo para arrumar uma coisa por vez

Por Marcela De Mingo 27 abr 2018, 14h22

Sempre que você pensa em fazer uma limpa em casa, quando você decide se desfazer de coisas que não usa mais e arrumar de uma vez os seus ambientes, a primeira ideia é sempre de tirar tudo do lugar e remontar os cômodos inteiros, certo?

Porém, essa dica, por melhor que seja a sua intenção, pode não funcionar para você. Isso porque todo esse esforço – porque é um esforço – pode ser desmotivador. Você fica exausta depois de um tempo tirando tudo do lugar, chega um momento que a sua cabeça não registra mais nada do que você está fazendo e no fim do dia você fica repleta de coisas para tirar de dentro de casa.

Fazer uma pequena arrumação por vez, no entanto, faz com que você entre num fluxo, de forma que isso se transforme em um hábito e você se sinta mais produtiva e a sua casa se mantenha mais organizada.

https://www.instagram.com/p/BhumGAgAwHI/?taken-by=mariekondo

Porque optar por organizações pequenas

Ver uma caixa inteira de roupas e objetos para doar pode parecer incrível e super motivador, mas na hora de tirar tudo isso de dentro de casa, talvez você sinta que não sabe para onde ir, que tem que lidar com muita coisa ao mesmo tempo e tudo isso termine em um canto especial só dele na sala de estar e passe o resto dos dias juntando poeira.

Ao contrário, se você define a organização por ambientes ou por áreas específicas – por exemplo, primeiro arrumar o armário de toalhas ou a gaveta de bagunça do escritório – você tem uma parte visível da casa que te incentiva a continuar fazendo o mesmo com o restante do ambiente.

Continua após a publicidade

Uma gaveta leva a outra, que leva a um armário, que leva a outro armário, que leva a uma estante e assim por diante. É uma corrente de organização que motiva você a continuar com o trabalho e, acima de tudo, manter as coisas que já estão organizadas, desse jeito.

Outra vantagem é que você pode colocar pequenos momentos de organização no seu dia, sem precisar fazer a promessa de separar um dia inteiro para organizar a casa toda (o que provavelmente você não vai conseguir fazer). Aproveite os 20 minutos antes de sair para dar um jeito nos papéis em cima da mesa ou na correspondência esquecida na mesa da sala

Marie Kondo sugere uma alternativa à essa regra que também pode funcionar bem, organizar as suas coisas por categoria. Por exemplo, arrumar todos os seus vestidos ou as gavetas de camisetas no armário.

Isso ajuda você a identificar pontos problemáticos na sua casa para deixar apenas o que é realmente útil. Por exemplo, se você percebeu que é louca por velas, e tem várias espalhadas pela casa, talvez possa diminuir o número e manter apenas as suas cinco favoritas.  

Divulgação/CASA CLAUDIA
Continua após a publicidade

Publicidade