Continua após publicidade

O estranho caso dos pisos que escondem uma piscina

Uma alternativa para que os moradores possam aproveitar melhor o espaço de suas casas, os pisos móveis permitem diversos usos para um mesmo ambiente

Por Mari Bruno
Atualizado em 14 dez 2016, 12h39 - Publicado em 20 jan 2016, 15h52
Web Urbanist 01

Você fica hipnotizado: em um movimento contínuo que dura aproximadamente oito minutos um piso de aparência normal começa a receber jatos de água e tem sua altura rebaixada. Em seguida, o mesmo lugar onde antes estava uma sala de ginástica ou uma sala de estar agora conta também com uma piscina (alguns modelos têm até degraus!). A ideia, comercializada pela empresa britânica Hydrofloors, permite que um morador ganhe uma piscina sem precisar de um espaço exclusivo para ela — ainda que seja necessário um espaço de uma metragem considerável para dar certo.

04-parece-ficcao-piso-movel-esconde-piscina

“O piso móvel pode ser construído em praticamente qualquer tamanho. Porém, a adaptação em uma piscina existente não será possível, realmente, sem grandes modificações,” explica Victoria Philip, da Hydrofloors. “O cliente escolhe as profundidades pré-selecionadas que ele quer no painel de controle – pode ter muitas ou poucas, como ele quiser. Dependendo do tamanho, a estrutura da piscina terá que ser entre 70 e 90 cm mais profunda para acomodar os mecanismos de flutuação e de funcionamento”, completa.

01-parece-ficcao-piso-movel-esconde-piscina

O sistema funciona assim: as vigas de aço inoxidável e pacotes de flutuação sustentam o piso enquanto a água é mantida embaixo. Para abaixar a estrutura é utilizado um sistema de cabos e polias com cilindro hidráulico à base de água. Aí a piscina surge. Para que ela desapareça, a água é drenada. A melhor parte? O piso, com placas de aço inoxidável, pode receber diversos revestimentos e, para a higienização, basta limpá-lo como o restante do espaço. Não é demais?

03-parece-ficcao-piso-movel-esconde-piscina

Confira o processo nesse vídeo abaixo. 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=VQQNO51TtzE%5D

Publicidade