Museu do vinho é inaugurado na França

La Cité du Vin está localizado na cidade francesa de Bordéus e seu formato foi inspirado no movimento sofisticado do vinho dentro da taça

Por Redação Atualizado em 1 dez 2016, 10h08 - Publicado em 7 jul 2016, 15h44

O vinho é a escolha ideal para um jantar ou para receber convidados em casa. E agora existe um museu apenas para celebrá-lo em Bordéus, na França. O nome da cidade em sua língua original é Bordeaux, como o tipo da bebida, e ela é considerada a capital do vinho francês — o lugar perfeito para abrigar esse espaço!

1-museu-do-vinho-e-inaugurado-na-franca

O prédio, construído por XTU Architects, chama-se La Cité du Vin (A Cidade do Vinho) e é permeado por corredores de exibição espaçosos que culminam em uma torre de 55 metros de altura. A ideia é que o exterior da construção aparente movimento constante, em referência ao vinho rodopiando pela taça e ao fluxo do rio Garonne, que corre ao lado do museu.

3-museu-do-vinho-e-inaugurado-na-franca

Do lado de fora La Cité du Vin é revestido de vidro e alumínio perfurado, uma mistura de superfícies brilhantes e transparentes com faixas douradas e prateadas — a cor de ouro é uma lembrança das pedras encontradas pelas fachadas de Bordéus. O resultado é um exterior luxuoso e deslumbrante.

7-museu-do-vinho-e-inaugurado-na-franca

Por dentro, uma série de ripas de madeira suporta a curvatura de suas paredes. Os espaços contornam um pátio central, com uma escada espiralada que leva de um ambiente parecido com uma adega até o restaurante no topo da torre.

Continua após a publicidade
8-museu-do-vinho-e-inaugurado-na-franca

Ao todo, são 10 andares com áreas de exibição, espaços imersivos multissensoriais, salas de degustação, loja e restaurantes, compondo 13,350 metros quadrados de museu.

9-museu-do-vinho-e-inaugurado-na-franca10-museu-do-vinho-e-inaugurado-na-franca

Gosta de vinho? Confira nossa matéria especial com opções de taças e dicas para receber bem no inverno

4-museu-do-vinho-e-inaugurado-na-franca6-museu-do-vinho-e-inaugurado-na-franca
Continua após a publicidade
Publicidade