Loft reflete sobre o tempo com a presença de árvores, pedras e texturas naturais
A arquiteta Mariana Maisonnave assina um loft com cozinha integrada e lavanderia para a CASACOR/SC-Florianópolis.
Leveza, minimalismo e acolhimento são conceitos constantes no trabalho da arquiteta Mariana Maisonnave. Na sua quinta participação na CASACOR/SC-Florianópolis, a arquiteta apresenta o ambiente “Origem”, nome inspirado no tema da mostra “De presente, o agora”.
Em um ambiente de 130 m², que abrange um living com cozinha integrada, varanda, lavabo e lavanderia, Mariana traz uma reflexão sobre a permanência do que transcende o tempo.
As oliveiras centenárias ganham destaque no living e simbolizam o crescimento contínuo e gradual de décadas até alcançar a robustez, capazes de renascer das raízes com mais força. As árvores servem como uma homenagem à sua mãe, que em um tratamento contra um câncer renunciou a uma parte do seu corpo para preservar a vida, demonstrando por tantas vezes força e resiliência. “Origem” é um testemunho de seu amor e sua admiração.
Para composição do espaço a profissional optou por elementos naturais, como o algodão, pedras e a madeira. A arquiteta explica que a escolha de materiais e acabamentos foi fundamental para garantir o conforto do ambiente, trazendo o toque suave, a sensação de calor e até mesmo um aroma característico da madeira, transformando a experiência sensorial do espaço.
Com uma paleta neutra que preserva contraste e texturas, a integração da paisagem exuberante com a composição interna firma uma conexão entre cores e formas: a parede de pedra Rock Face em Travertino Mattone da Ritallio, um pórtico em MDF lançamento da Arauco, na cor Maraú, além do mármore natural Cerrado Pavimento que delimita a área da varanda.
Algumas das peças que compõe o espaço, dos designers Sérgio Rodrigues e Ricardo Fasanello, consideradas atemporais na história do traço nacional, fazem menção à passagem do tempo, frisando o que fica como legado e que une gerações, de pais para filhos. Ainda na seleção de ícones do design estão as luminárias de Jader Almeida e a bordadeira Girafa de Lina Bo Bardi. Entre as obras de arte, está em destaque a coleção Cicatrizes, de Paulo Gaiad.
Em contraponto com as peças de design tradicional, a arquiteta traz a mesa de jantar, o banco da varanda e a bancada do lavabo produzidos pela Residual Design.
Para quem vive o ambiente durante o dia, na luz filtrada pelos brises e nas folhas das oliveiras, sentirá a brincadeira entre luz e sombra projetada por ela, revelando a beleza da iluminação natural. Para quem passa por lá a noite, um encantamento com a iluminação indireta, que acentua a beleza das pedras naturais da Ritallio aplicadas nas paredes e nas superfícies na textura Velvet da Coral, em composição com iluminação pontual que direciona o olhar para as obras de arte.
O ambiente “Origem” também apresenta soluções práticas que facilitam a rotina. Na área de cocção, uma coifa Draw Draft, uma geladeira e um freezer foram embutidos na marcenaria. Na lavanderia, as máquinas de lavar e de secar, da Speed Queen, com tecnologia avançada, garantem acessibilidade na altura ideal de uso, com gavetas embaixo para armazenar roupas de lavar e secar.
No local destinado aos materiais de limpeza, a arquiteta criou uma solução inovadora por meio de um nicho com encaixe entre as prateleiras. Pensando nos bichinhos, tão importantes e presentes, na lavanderia a arquiteta incluiu uma portinha oculta que permite ao gatinho acessar a caixinha de areia, com uma gavetinha retrátil para facilitar a limpeza.