Lavanderia charmosa e nada básica
O espaço pode sair do lugar-comum – basta transformá-lo em mais um ambiente de estar da casa
Uma paleta de cores neutra é uma tela em branco para a criatividade. Na lavanderia projetada pela designer de interiores Patrícia Ribeiro, o revestimento branco se mistura à madeira das prateleiras e ao trançado da palha dos cestos, criando um prato cheio de tons e texturas.
Objetos decorativos quebram a neutralidade do ambiente, como as esculturas em formato de cacto e os quadros nas paredes. “Não é porque é uma lavanderia que devemos deixá-la sem vida e sem charme. Devemos tratá-la da mesma forma que tratamos os outros ambientes, para que se torne um local agradável de fazer serviços domésticos e ainda componha bem com o restante da casa”, diz Patrícia.
A bancada feita sob medida guarda um espaço perfeito para encaixar a nova lavadora Consul 13 kg, que economiza até 40% de água e sabão em pó* — até 600 reais por ano**. A luminária, feita com cano de PVC pintado de preto e pendentes simples, é um encanto à parte, bem pensada para quem quer dar vida ao espaço sem precisar fazer grandes mudanças de estrutura.
“A ideia foi trazer um item de decoração marcante para deixarmos este ambiente com a cara do resto da casa, sendo também planejado, decorado e agradável de estar”, explica a designer. Reproduzir o objeto em casa é fácil: escolha pendentes com acabamento resistente, peça ao eletricista para fazer as instalações por dentro do cano e, pronto, basta colocar no lugar!
Sem medo da água
Quadros em áreas úmidas? Pode investir sem medo! A lavanderia, assim como a cozinha, é um ambiente que não sofre com o vapor da água quente, como acontece com o banheiro. Por isso, as obras penduradas nas paredes têm tudo para durar vários anos. “Aconselho optar por quadros com bom custo benefício e com materiais que permitem uma limpeza leve. Os que trazem a frente protegida por vidro são uma ótima opção”, sugere Patrícia.
Escolha certa
É comum tentar economizar na hora de definir os materiais da lavanderia. O pensamento que vem à mente é: por que investir em um local onde as visitas não entram? Seguindo a tendência de espaços integrados, a lavanderia geralmente aparece colada à cozinha e, por isso, precisa ser olhada com mais atenção na decoração. Neste projeto, a designer optou por um tanque de metal que, além de higiênico e superprático, dá um ar sofisticado ao ambiente. E o melhor: sem gastar muito! “Hoje em dia já é bastante comum usar tanques de embutir. Vale a pena, pois não é um item caro e traz muitos benefícios além da estética”, completa Patrícia.
Para saber mais sobre os produtos bem pensados deste ambiente, clique aqui.
Agradecimentos: Cecilia Dale, Etna, Tok&Stok, Shopping Garden Sul, Urban Arts, Westwing.
*Considerando teste realizado no dia 06/08/17, comparando lavadoras da mesma capacidade, cesto padrão e agitador.
**Somando-se economia no consumo de água e de sabão em pó. Considera o consumo de água do mesmo produto sem a tecnologia Maxi Economia e consumidor que usa a lavadora 9,88 vezes por semana durante um ano, utilizando a função Eco Enxague Duplo no nível 4 de água e realizando a limpeza interna da lavadora conforme recomendação do fabricante no Guia Rápido. Preço Médio do Sabão em Pó 2016 – Fonte: Euromonitor International Limited; Edição 2017 de Home Care, preço unitário BRL por kg , vendas em valor preço final ao consumidor, preços correntes; categoria detergente em pó; Tarifa de Consumo de Água acima de 50m^3 – Fonte: Sabesp 12/05/2016 (Comunicado 03/2016, vigente para Região Metropolitana de São Paulo, Interior e Litoral – https://site.sabesp.com.br/site/uploads/file/clientes_servicos/comunicado_03_2016.pdf). Condição de consumo alcançada com a máquina em perfeitas condições de uso.