Lavabos com estilo: profissionais revelam suas inspirações para o ambiente
Cada vez mais presente na arquitetura de interiores, o cômodo se destaca na área social, propiciando ares de funcionalidade e sofisticação aos visitantes
Composto basicamente pela bancada com cuba e bacia sanitária, o lavabo está integrado à área social e é pensado para receber os visitantes, proporcionando mais privacidade ao banheiro dos moradores, localizado na área íntima.
Geralmente com uma metragem reduzida, a elaboração do projeto do lavabo pode configurar-se como um desafio para o profissional de arquitetura de interiores, que precisa otimizar a instalação dos elementos dentro das metragens e, ao mesmo tempo, trabalhar uma ambientação singular. Não existe uma regra, mas é possível sim mergulhar na criatividade e referências para elaborar um espaço cheio de personalidade!
Por não se tratar de um ambiente com umidade – diferentemente da função do banheiro que recebe os vapores do chuveiro –, é possível apostar em um revestimento de madeira e papel de parede, entre outros materiais sensíveis ao contato direto com água. Reunimos um time de arquitetos que compartilham as inspirações de seus projetos.
Aposta no contraste de cores
Neste projeto, os arquitetos Bruno Moura e Lucas Blaia, à frente do escritório Blaia e Moura Arquitetos, transformaram um banheiro social neste lavabo sofisticado e charmoso. Apostando na combinação do claro com o escuro, os profissionais optaram por instalar uma bacia sanitária com acabamento matte, contrastando com o tom claro das paredes e piso.
A bancada em mármore, que se estende pelas laterais formando um ‘U’ complementam o décor junto com o espelho que oferece um ponto a mais de iluminação – essencial para retocar a maquiagem ou conferir o look antes de sair do ambiente. Logo abaixo, o armário de madeira ripada, com um corte refinado, tem a função de armazenar os itens de higiene pessoal, deixando o espaço organizado
Atmosfera industrial
O estilo industrial também pode compor um lavabo. Aproveitando a coluna de sustentação do prédio, a arquiteta Júlia Guadix, do escritório Liv’n Arquitetura, aproveitou o concreto aparente da parede para imprimir um ar mais urbano ao ambiente.
A bancada de vidro, junto com o piso de mármore, contrapõe com o mobiliário retilíneo de madeira em tom suave, que parece alongar e ampliar o ambiente. Tais elementos contrastam totalmente com a parede ao fundo, quebrando um pouco a seriedade que o cimento queimado transmite.
Pensando na funcionalidade, Júlia inseriu um armário espelhado que amplia, ao mesmo tempo que também auxilia na organização. Para complementar, foram instaladas fitas de led nas duas extremidades do armário como forma de caprichar na iluminação. A decoração simples com vasos de plantas, cestas e velas, além de harmonizar com o restante do lavabo, não ofusca os outros elementos que a arquiteta utilizou para compor o cômodo.
O requinte do Limestone
Neste lavabo, a arquiteta Isabella Nalon promoveu a união entre o rústico e o clássico ao decidir pelo Limestone Mont Doré para desenhar a bancada com cuba esculpida. Reconhecida como uma pedra natural extremamente nobre e resistente, a escolha de Isabella, além da beleza, se justifica pela intenção de resguardar o frontão da umidade.
Seguindo uma paleta de tons claros, o projeto ainda combina o papel de parede, que ajuda a criar um lugar intimista, e ganha força com o imponente rodapé de MDF, que chega a 25 cm de altura e arremata o piso com estilo, dando a sensação de pé-direito maior.
O despojamento do universo geek
E quem disse que o lavabo não pode incorporar o universo geek dos moradores? Foi assim que a saga Star Wars conduziu o projeto assinado pela arquiteta Marina Carvalho. Apelidado carinhosamente pelos moradores como “cubo negro”, o ambiente exalta a forma geométrica de uma caixa para favorecer a disposição dos ambientes.
Todo lado externo foi revestido como MFD preto e, para ilustrar, artistas foram contratados para ilustrar com desenhos, grafias, ilustrações e frases das séries favoritas do casal. “A inspiração foi de uma lousa, que permite um efeito mais estilizado”, compartilha a arquiteta Marina Carvalho.
Os personagens Darth Vader e Stormtrooper são acompanhados pelas louças sanitárias pretas e o quadrinho com a famosa frase proferida pelo mestre jedi Obi Wan Kenobi, para Luke Skywalker, no Episódio IV – Uma Nova Esperança, de Star Wars: May the Force be with you (Que a força esteja com você).
Cores intensas encantam e surpreendem
No lavabo também é possível misturar as cores para deixar o cômodo mais descontraído e atual. Neste projeto da arquiteta Júlia Guadix, do escritório Liv’n Arquitetura, a bancada amarela, executada em quartzo, material durável e resistente, quebra a seriedade do cinza da parede e harmoniza com o piso de porcelanato preto. A porta do lavabo é discreta e ficou camuflada no volume cinza ao lado do pilar que dá sustentação ao prédio.
Pastilhas de madrepérola e espelho vitoriano
Neste apartamento reformado pela arquiteta Isabella Nalon, a ousadia na mistura de materiais, cores e formatos resultou num estilo mais clássico. A bancada foi revestida de pastilha de madrepérola, que recebeu uma cuba de apoio redonda. Já sobre o espelho, que vai de uma ponta a outra do ambiente, foi instalado outro espelho veneziano – uma mistura nada convencional, que o morador amou.
Múltiplas funções
A funcionalidade também pode e deve fazer parte do lavabo. Neste projeto totalmente original, a arquiteta Marina Carvalho transformou a área do box em uma rouparia que fica escondida atrás da porta de espelho, reaproveitando cada espaço sem perder a harmonia estética do ambiente. A cor avermelhada do cômodo é herdada da paleta de cores do apartamento e contrasta com o branco da bancada esculpida em quartzo, resultando em sofisticação e autenticidade para o lavabo.
Minimalismo e sofisticação
Nesta proposta de lavabo assinada pela dupla de arquitetos Bruno Moura e Lucas Blaia, o ambiente evoca seu refinamento com o papel de parede cinza, que reveste todas as paredes. A delicadeza do rose gold marca presença em detalhes como os dois pendentes, a torneira, o suporte de toalha, o tom cobre que ‘envelopa’ a tubulação e os objetos decorativos dispostos na bancada e na base inferior em madeira. Para finalizar, o espelho oval se diferencia por seu formato diferenciado, surpreendendo quem chega.