15 jeitos de renovar banheiro pequeno e aproveitar cada cantinho

Há muitos truques para fazer valer cada centímetro do seu banheiro. Ponha a criatividade para jogo e inspire-se com estes projetos:

Por Yara Guerra Atualizado em 6 abr 2022, 11h54 - Publicado em 6 abr 2022, 19h00
banheiro pequeno
Veronica Crawford/My Domaine

Se formos honestos, banheiros amplos impressionam os hóspedes, mas decorar um banheiro pequeno de forma impecável exige um senso de estilo apurado. Quando não se dispõe de muita metragem, todos os cantinhos entram para jogo – portanto, cada elemento do espaço deve preencher a lacuna entre forma e função.

Quer você tenha um banheiro minúsculo ou um apenas um único chuveiro, qualquer banheiro pequeno pode se beneficiar de uma atualização. Se você deseja fazer uma reforma completa ou simplesmente adicionar alguns toques pessoais, inspire-se nestes 15 projetos e ideias abaixo:

1. Não fuja dos acessórios

Banheiro pequeno
Becca Interiors/My Domaine

Um “menos é mais” é maravilhoso, mas você pode se beneficiar de alguns acessórios em excesso quando estiver trabalhando em locais apertados.

Um papel de parede ousado, espelho de declaração, par de arandelas, tubulação exposta, vegetação e uma toalha de mão turca podem se reunir para distraí-lo de alguns metros quadrados perdidos.

2. Trabalhe de parede a parede

Banheiro pequeno
Pure Salt Interiors/My Domaine

Se a sua pia estiver posicionada em um canto, não desperdice um único centímetro com espaço aberto e não utilizado em ambos os lados do layout. Este banheiro faz um excelente uso da área da pia, estendendo-se de parede a parede com o espaço do balcão, prateleira sob a pia e borda do espelho.

3. Introduza arte viva

Banheiro pequeno
Becca Interiors/My Domaine

A vegetação tem uma maneira de abrir instantaneamente um espaço – e não é apenas por causa de suas habilidades naturais de purificação do ar.

As samambaias, como as duas neste banheiro, podem ser uma opção. Elas são resistentes e crescem verticalmente de uma maneira que parece brotar da sua parede – e a melhor parte é que elas trazem muito mais vida ao seu espaço do que as obras de arte mais caras.

4. Posicione no canto

Banheiro pequeno
Katie Leclercq/My Domaine

Se o seu banheiro for minúsculo, considere posicionar uma pia de tamanho adequado no cantinho. Certamente será funcional para você e seus convidados, mas não consumirá o precioso espaço do banheiro.

5. Trabalhe suas janelas

Banheiro pequeno
Julian Porcino/My Domaine

Pequenos espaços só parecem menores quando estão escuros e parecidos com cavernas. Deixe a luz entrar com a adição de mais janelas. Como este pequeno banheiro é a prova, uma janela é ótima, mas duas janelas simplesmente são invencíveis.

6. Priorize o armazenamento

Banheiro pequeno
Amy Bartlam/My Domaine

Talvez o maior contra de um banheiro pequeno seja a falta de espaço de armazenamento muito necessário.

Se o espaço para seus produtos de beleza, produtos de higiene pessoal e itens essenciais de limpeza for uma prioridade, invista em uma penteadeira com bastante espaço de armazenamento.

Esta penteadeira de três gavetas oferece muito espaço para toalhas, produtos de higiene pessoal e muito mais, sem parecer deslocada no espaço contemporâneo.

7. Leve o azulejo para o próximo nível

Banheiro pequeno
House of chais/My Domaine

Um trabalho de azulejo impressionante é uma maneira infalível de fazer até o menor banheiro ter um visual chic. A composição deste azulejo recortado utiliza uma gama de rosas e corais na metade inferior das paredes e um branco brilhante que se estende até o teto.

E a melhor parte significa que menos metragem quadrada significa que você pode economizar alguns reais em materiais – olha que coisa boa!

Continua após a publicidade

8. Crie um retiro costeiro

Banheiro pequeno
House of chais/My Domaine

As texturas leves e arejadas, os tons de cores suaves e a sensação aberta do estilo costeiro têm uma maneira única de abrir espaços apertados.

A paleta de cores azul e creme neste banheiro cria a ilusão de um espaço maior e mais aberto.

9. Escolha os detalhes com sabedoria

Banheiro pequeno
Nicole Franzen/My Domaine

Ao criar o banheiro pequeno dos seus sonhos, não se prenda à metragem quadrada – maior nem sempre significa melhor.

Este pequeno banheiro, por exemplo, possui um grande estilo, desde seus lambris clássicos e luminárias vintage até a pia de mármore e o lindo papel de parede. Mercados de pulgas e lojas de antiguidades são perfeitos para comprar peças deslumbrantes por preços ótimos.

10. Trabalhe os seus ângulos

Banheiro pequeno
Sarah Sherman Samuel/My Domaine

Espaços não convencionais podem ser intimidantes, mas você pode fazer com que esses ângulos estranhos funcionem para você, em vez de contornar linhas difíceis. Se você estiver trabalhando com um banheiro de formato estranho, faça um favor a si mesmo e aceite-o.

Você pode até destacá-lo com papel de parede ousado e brincar com os ângulos com peças igualmente angulares, como um espelho de vaidade hexagonal e arandela em forma de pirâmide.

11. Projete em um pedestal

Banheiro pequeno
Karel Balas/My Domaine

Se o armazenamento não for uma prioridade, opte por uma pia de pedestal em vez de gavetas volumosas. Deixar o espaço embaixo da pia aberto expandirá visualmente sua metragem quadrada, fazendo com que seu piso pareça mais aberto e seu banheiro pareça mais amplo.

12. Não tenha medo do escuro

Banheiro pequeno
Mary Patton Design/My Domaine

As cores escuras têm a reputação de serem claustrofóbicas, mas ao contrário da crença, pintar as paredes de preto pode realmente abrir seu pequeno espaço.

Incorpore superfícies brilhantes e padrões metálicos para refletir a luz ao redor da sala e torná-la maior, mais arejada e mais aberta. Para reformas de baixo orçamento, considere renovar a decoração existente com uma lata de tinta spray metálica.

13. Domine a arte do maximalismo mínimo

Banheiro pequeno
Ashley Montgomery Design/My Domaine

À primeira vista, este lavabo aparentemente silencioso parece simples e clean. Mas após uma inspeção mais aprofundada, este deslumbrante visual de um banheiro incorpora vários elementos de design que você costuma ver em espaços maximalistas, como a estampa do papel de parede, azulejos e rejunte contrastantes, uma pia e acessórios de latão.

No entanto, a paleta de cores acromáticas permite que esses toques especiais brilhem sem parecer muito avassaladores para quem gosta de coisas simplificadas.

14. Torne-o monocromático

Banheiro pequeno
Osterwald & Sons/My Domaine

Uma paleta de cores estendida é fabulosa, sempre, mas não há nada que chame sua atenção como uma pintura monocromática do chão ao teto. De muitas maneiras, incorporar um único tom parece um milhão de vezes mais frio, especialmente um tom rico como este azul safira. Quem diria que uma lata de tinta poderia ser tão impactante?

15. Tudo em cima

Banheiro pequeno
Valerie Wilcox/My Domaine

Não importa o quarto que você está decorando, uma regra geral de design de interiores é incorporar peças para chamar a atenção para o alto. Isso alonga o cômodo, dando a ilusão de tetos mais altos e um espaço maior. Este banheiro aprova o teste com um espelho alto posicionado acima da pia do banheiro e arandelas colocadas no alto.

*Via My Domaine

Continua após a publicidade

Publicidade