Jardim de narcisos que brilham homenageia enfermeiras em Londres

Uma instalação artística chamada Garden of Light foi criada para relembrar o trabalho dessas profissionais, em parceria com a organização Marie Curie

Por Marcela De Mingo 18 jan 2018, 11h23

Os narcisos são flores típicas da primavera, mas coloriram de amarelo uma das praças mais famosas de Londres, na Inglaterra, em pleno inverno. Chamada de Garden Of Light (“jardim de luz”, em português), a instalação de arte está na Paternoster Square.

As flores, claro, não são como as originais, mas versões que brilham e guardam histórias de enfermeiras, do passado e presente, que relatam o dia a dia do seu trabalho. Toda a ideia é uma forma de celebrar o trabalho dessas profissionais, em uma parceria entre a organização Marie Curie e o coletivo artístico Greyworld.

Os visitantes são convidados a passear entre as flores para ouvir as diferentes histórias, ou deixar uma mensagem em um quadro sobre pessoas queridas que perderam. O jardim ainda possui uma área reservada com cartas daqueles que admiram o legado de Marie Curie, a cientista polonesa reconhecida com o seu trabalho com radioatividade.

Todo o projeto foi inspirado na relação da cientista com as flores, tanto que os narcisos se tornaram o símbolo de sua organização e do cuidado com pacientes em estado terminal. O objetivo da instalação é trazer mais consciência para a importância dessas profissionais e angariar fundos para continuar o trabalho da instituição de caridade de conceder cuidados para tais pacientes.

Continua após a publicidade

Publicidade