Casa Created with Sketch.

Itaigara: tranquilidade e serviços

Vizinho à Pituba e de fácil acesso, o bairro conjuga áreas residenciais de casas e apartamentos com comércio sofisticado e serviços próximos

Ruas tranqüilas e arborizadas, coalhadas de torres de apartamentos de alto padrão, se distribuem a partir da praça da Sereia, no Alto do Itaigara. A área, estritamente residencial e ainda com boa oferta de verde, faz fronteira com dois loteamentos de casas amplas e confortáveis, nas proximidades do tradicional Colégio São Paulo. Há seguranças particulares em cada esquina. Logo abaixo, delimitando o contorno desse morro, está a avenida Antônio Carlos Magalhães, que abriga os shoppings Iguatemi e Itaigara, o Hiper Bompreço, sofisticadas lojas de decoração, centros empresariais com escritórios e consultórios, laboratórios, escolas de línguas, entre outros serviços. O Alto do Itaigara viveu um boom imobiliário no final dos anos 1980, consolidando-se ao longo dos anos 1990. Agora, seu crescimento é mais estável e se expande para o alto do Parque da Cidade com 750 mil m². A vista privilegiada¿ é um dos principais atrativos do local, transformado num verdadeiro canteiro de obras. Construído em 1973 e reformado em 2001, o Parque é freqüentado por milhares de famílias nos finais de semana, sendo também palco para shows musicais e apresentações teatrais. De origem indígena, o nome do bairro significa “canoa de pedra”. Essa região se desenvolveu quase simultaneamente ao populoso bairro da Pituba. A abertura da avenida Antônio Carlos Magalhães e o surgimento do Parque da Cidade e do Shopping Itaigara, ao longo dos anos 1970, aceleraram a ocupação do bairro, que sofreu uma forte expansão imobiliária no início dos anos 1980. Sua divisão inicial prevê tanto loteamentos unifamiliares, apenas de casas, quanto multifamiliares, com prédios de apartamentos.

O bairro concentra prioritariamente moradores de classe média alta e tem perfil predominantemente familiar, apesar de ser circundado por grandes avenidas. Quem mora aqui valoriza esse jeitão mais reservado do bairro assim como as facilidades de se ter escola, colégio, curso de inglês e academia tão próximos que os filhos podem ir a pé. Isso tudo sem contar todos os serviços de saúde e estética, centros de compras e lazer privados. Não à toa, essa é uma região em que os moradores preferem pequenos shoppings, mais confortáveis e que trazem lojas e serviços sofisticados.

Positivos

Ruas tranquilas e arborizadas

Áreas verdes

Comércio e serviços próximos

Negativos

Poucas opções de transporte público

Altos preços

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s