Continua após publicidade

Hall e rouparia ganham identidade com marcenaria mais branca que o usual

Os projetos do arquiteto Rafael Mirza para a CASACOR Rio de Janeiro 2023 mesclam o novo e o vintage com o uso de pedras naturais

Por Redação
Atualizado em 14 set 2023, 03h14 - Publicado em 1 set 2023, 19h00

Em sua segunda participação na CASACOR Rio de Janeiro, o arquiteto Rafael Mirza é o responsável por dar vida ao Hall dos Quartos e Rouparia: os ambientes unem pedras e madeira em um projeto que agrega funcionalidade e elegância. A proposta foi criar espaços que se conectem entre si – por meio de cores e elementos presentes em ambos – e que propiciem relaxamento a quem visita a mostra.

Hall e rouparia ganham identidade com marcenaria mais branca que o usual. Projeto de Rafael Mirza para a CASACOR Rio de Janeiro. Na foto, hall com parede de madeira e teto azul.
(Dhani Borges/Casa.com.br)

No hall que dá acesso aos quartos, a ideia foi projetar uma área de transição do salão da escada para os aposentos. “Como em todos os meus projetos, o uso de elementos naturais é muito presente aqui, mas com a ideia de serem neutros”, explica Rafael. Nesse caso, o uso da madeira, revestimento cimentício e pintura com efeito velvet são os responsáveis por trazer essa atmosfera natural.

Hall e rouparia ganham identidade com marcenaria mais branca que o usual. Projeto de Rafael Mirza para a CASACOR Rio de Janeiro. Na foto, rouparia com cadeira, prateleiras e jardim vertical.
(Dhani Borges/Casa.com.br)

Na parte da rouparia, o mesmo cimentício é usado, criando unidade. Contudo, um detalhe ganha destaque: um jardim vertical traz frescor ao projeto. Conciliados a esses elementos, há também a presença forte de pedras naturais, como mármore carrara e quartzito esmeralda.

Continua após a publicidade
Hall e rouparia ganham identidade com marcenaria mais branca que o usual. Projeto de Rafael Mirza para a CASACOR Rio de Janeiro. Na foto, rouparia com quadro e prateleiras.
(Dhani Borges/Casa.com.br)

Na marcenaria, o arquiteto usa uma melamina mais branca que as usuais, que traz conforto visual ao ambiente e cria um contraste com a textura das pedras naturais.

“Da escolha da tonalidade da madeira e pendentes do hall às fotos usadas na rouparia, tudo foi pensado para criar um equilíbrio entre o novo e o vintage, preservando a história do local e trazendo uma atmosfera nova”, diz.

Continua após a publicidade
Hall e rouparia ganham identidade com marcenaria mais branca que o usual. Projeto de Rafael Mirza para a CASACOR Rio de Janeiro. Na foto, rouparia com cadeira, pia e quadro.
(Dhani Borges/Casa.com.br)

“Em tese, rouparias tendem a ser simplesmente funcionais, mas, para o nosso ambiente, criamos um conceito mais acolhedor e convidativo”, explica. “Usamos telas com registros feitos por Felipe Alvarez e Ari Kaye e a icônica poltrona Oscar, criação de Sérgio Rodrigues. Esses elementos, juntamente a detalhes ricos e elementos nobres, criam um novo conceito para esse tipo de ambiente”, finaliza Rafael.

Veja mais fotos!

Continua após a publicidade
Publicidade