Casa Created with Sketch.

Especialistas dão dicas para aplicar as cores que estão na moda

Pinceladas coloridas revelam um pouco da personalidade do morador. Ainda não encontrou seu tom? Confira sugestões deespecialistas e as tendências que vêm por aí.

01-especialistas-dao-dicas-para-aplicar-as-cores-que-estao-na-moda

 (/)

Saiba mais: O artista plástico Alex Orsetti criou a obra de arte  acima especialmente para a MINHA CASA. Veja o vídeo com o making off.

Leia também: Especialistas fazem suas apostas nas cores da moda

 

A doçura do lilás, a alegria do amarelo e a energia positiva do turquesa estão na moda – é o que apontam os experts em estudos cromáticos que, a pedido dos fabricantes de tinta, se encarregam de eleger as chamadas cores do ano. Nesta temporada, anote aí, os laranjas e os vermelhos com acento tropical também são boas pedidas. E o cinza, queridinho de designers e arquitetos, continua em alta, especialmente se combinado a tons pastel. “Há quem não acredite em modismos, mas existe uma sintonia no ar, algo como um inconsciente coletivo, que conspira para as pessoas terem pensamentos e gostos semelhantes ao mesmo tempo. Pois é justamente esse movimento que norteia o que ‘vai pegar’ de forma espontânea e natural”, defende a designer de interiores e especialista em cores Mon Liu. A consultora de tendências Ruth Fingerhut comprova esse processo de modo empírico, em pesquisas de mercado e comportamento: “Quando é superada uma época de recessão, por exemplo, nossas casas tendem a ficar mais coloridas. Já em períodos difíceis, costumamos escolher tons mais melancólicos”.

02-especialistas-dao-dicas-para-aplicar-as-cores-que-estao-na-moda

 (/)

Inspiração e liberdade

Virar escravo da moda? Nem pensar! No entanto, pode ser enriquecedor aproveitar as sugestões do momento para aumentar o repertório e, com isso, descobrir novas possibilidades em sintonia com seu estilo. “Quem ousaria imaginar que azul-marinho e preto fosse uma combinação perfeita? Antes de Yves Saint Laurent [estilista francês], ninguém. Hoje, essa dupla destoante faz bonito em noites elegantes. Algumas regras foram feitas para ser quebradas”, afirma Ines de la Fressange no best-seller A Parisiense. O que vale para o universo da alta costura vale também para a decoração: as novidades estão aí, prontas para o teste de seu gosto. Se não simpatizar com elas, também não há problemas. “Não dou muita atenção às influências externas, e sim àquilo que as pessoas realmente gostam. A percepção da cor é muito particular”, expõe a arquiteta Adriana Yazbek. “Tendências? As favoritas de cada um. Vale tudo! Quanto mais colorido e mais pessoal, melhor!”, faz coro o arquiteto Guto Requena.

03-especialistas-dao-dicas-para-aplicar-as-cores-que-estao-na-moda

 (/)

Hora de brincar com as cores

Paleta escolhida, a ordem é explorar os matizes com criatividade. Optar por uma única superfície de tonalidade forte – e as demais clarinhas – ainda é uma solução, porém, não a única. “Listras e outros desenhos geométricos têm o poder de realçar ambientes”, diz a designer de interiores Carol Monteiro. “Pintar só meia parede também aponta para um clima bem descolado”, acrescenta. Se há uma coluna ou viga na alvenaria, em vez de tentar esconder o elemento, por que não destacá-lo com uma nuance chamativa? Essa, aliás, pode ser a estratégia perfeita para quem sente vontade de usar cores, mas tem receio de deixar o ambiente com o visual carregado demais. “Dificilmente me prendo a um só tom: o resultado soa artificial, com cara de showroom”, declara o arquiteto Maicon Antoniolli. Segundo ele, pinceladas que combinam cores e formatos variados vêm seduzindo cada vez mais gente. “Influência do papel de parede”, arrisca. A única certeza é de o leque está se abrindo. “Há cinco anos, os clientes se limitavam muito, queriam tudo branco ou bege. Os mais ousados partiam para o cinza-claro. Hoje em dia, não raro, recebo pedidos de tonalidades vibrantes”, completa o profissional. “Não há razão para ter medo de experimentar”, acrescenta Adriana: “Tinta de parede tem um custo relativamente baixo e muda tudo. Se não gostar, é fácil de consertar”. Em outras palavras: pintou (ou repintou), tá novo!

04-especialistas-dao-dicas-para-aplicar-as-cores-que-estao-na-moda

 (/)

Rolinho a postos? Anote estas dicas

–  “A primeira providência, antes de eleger as cores das tintas, é olhar para o ambiente que já existe – de dia e de noite. Qual é a sensação que o espaço provoca em você? O que você deseja dele? Frescor? Aconchego? Só a partir daí comece a pensar na paleta ideal”, ensina a arquiteta Adriana Yazbek.

– Atenção à luz natural! “Se a parede em que os raios solares incidem com mais intensidade ganhar uma tonalidade forte, por exemplo, poderá refletir em todo o cômodo e criar um efeito indesejável”, explica a profissional.

– Outra recomendação de Adriana é testar a cor escolhida na própria parede que se pretende pintar. Para isso, faça uma amostra grande, de pelo menos 80 x 80 cm, e dê cerca de três demãos, ou o suficiente para chegar à nuance esperada. “As cartelas dos fabricantes de tinta ajudam a escolher. Porém, como as amostras são muito pequenas, o resultado quase sempre fica diferente”, justifica. “Caso a ideia seja usar vários tons, o ideal é tingir a parede principal primeiro e, depois, testar as demais.”

– Se a intenção é colorir três superfícies de um mesmo ambiente, uma de cada cor, faça três quadrados de 80 x 80 cm em uma mesma parede, mas sem encostá-los, deixando um espaço de 15 cm entre eles, para que uma tonalidade não interfira na outra. “Se você colocar um quadrado em cada parede, vai perder o poder de comparação”, ressalta a arquiteta.

– Para não gastar dinheiro à toa, procure latinhas específicas para testes de cor, como a ColorTest, da Suvinil, e a Tira Teima, da Coral, que cobrem até 1 m² – mais do que suficiente para um quadrado de 80 x 80 cm.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s