Casa Created with Sketch.

O erro que você não pode cometer quando decorar salas pequenas

Veja qual é o erro mais comum ao decorar salas de estar pequenas e dicas para deixar o espaço parecendo mais amplo

 (Dean Sameshima/Apartment Therapy)

Se a gente parar para pensar, o termo “sala de estar” é muito vago. O ambiente pode ser um lugar para assistir televisão, assistir filmes, brincar com as crianças, ficar com amigos, ler um livro ou simplesmente tirar uma soneca. E essa versatilidade – especialmente se a sala de estar for pequena – pode ser complicada. “É difícil encaixar todas as diferentes funções em uma área reduzida”, diz Ashley Goldman, a blogueira por trás do The Gold Hive.

Projeto assinado por Gustavo Passalini

Projeto assinado por Gustavo Passalini (Produção: Studio Jefferson Stunner/Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

“Para criar um espaço coeso e sem confusão, é importante definir como a sala de estar funcionará e, em seguida, comprar os móveis de acordo com isso”, diz ela. “Se a sala de estar for uma sala de jogos, considere um pufe com armazenamento. Se o espaço abrigar multidões de pessoas, considere comprar bancos empilháveis, mesas de centro que funcionam como assentos ou sofás modulares.

Uma sala de estar que facilite jantares com TV deve ter mesas laterais ao alcance e um sofá voltado para a televisão. E antes de comprar móveis individuais, pense em como todos eles funcionarão juntos para criar o espaço mais funcional. “

O erro nº 1 a evitar ao decorar uma sala de estar pequena

 

 (Julia Sperling/Apartment Therapy)

Não empurre os móveis contra as paredes da sala! Embora possa parecer contra-intuitivo, Goldman diz que móveis “flutuantes” longe das paredes podem realmente fazer uma sala parecer mais espaçosa. “Quando os sofás e as cadeiras são empurrados contra todas as paredes, pode dar a ilusão de que a sala parece menor”, ​​aconselha. “E pode limitar as opções de layout de móveis que tornariam o espaço mais coeso.”

Veja também

6 maneiras simples de fazer uma pequena sala de estar parecer espaçosa

 

Projeto da arquiteta Kelly Figueiredo

Projeto da arquiteta Kelly Figueiredo (Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

  1. Certifique-se de que um tapete seja grande o suficiente para o ambiente. “Todas as pernas dos móveis devem ficar nas bordas do tapete para não dar a ilusão de encolher o espaço”, diz ela.
  2. Seja criativo com relação ao armazenamento. “Isso evitará que a sala pareça desordenada e, portanto, menor”, ​​observa Goldman. “Pense em estantes de livros, armazenamento dentro dos móveis, um local designado para correspondência e chaves se a sala de estar fica fora da entrada.
  3. Se o espaço no chão for limitado, considere pendurar coisas nas paredes. “Em vez de uma luminária de chão, monte uma arandela. Em vez de um cabide, tente ganchos de parede. Em vez de uma bandeja para chaves e correspondência, monte um suporte na parede perto da porta”, acrescenta ela. “Os móveis podem até ser montados na parede, como o aparador ou uma unidade de TV.”
  4. Não escolha móveis volumosos. “Em vez de braços de sofá enrolados, use um perfil mais fino para economizar até 30 centímetros de espaço”, diz Goldman.
  5. Use o mínimo. “Se houver muitos móveis para armazenar itens, a organização pode eliminar bugigangas”, continua ela.
  6. Use móveis visualmente claros. “Pode ser uma mesa de centro de vidro ou uma mesinha lateral com pernas estreitas”, diz Goldman. “Isso mantém as coisas parecendo espaçosas.”

Veja inspirações de salas de estar compactas na galeria abaixo!

*Via My Domaine

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.