Casa Created with Sketch.

Equipe restaura maior painel existente de Di Cavalcanti, no Teatro Cultura Artística

Com 26 mil mosaicos de vidro, o painel Alegoria das Artes está em restauração após resistir ao incêndio que destruiu o prédio, há dois anos

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Há seis décadas, paulistanos e turistas que passam em frente ao Teatro Cultura Artística, na região central de São Paulo, têm a chance de apreciar, na fachada do prédio, o maior painel existente de Di Cavalcanti (1897-1976), com 48 x 8 m. Em 2008, porém, um incêndio destruiu todo o edifício modernista projetado pelo arquiteto Rino Levi (1901-1965), à exceção do painel. Embora não tenha sofrido danos estruturais, seus mosaicos precisavam ser substituídos – por causa do desgaste do tempo, das fissuras e da umidade.

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

O projeto de reconstrução do teatro é assinado pelo arquiteto Paulo Bruna e está previsto para terminar em 2012. Uma equipe de especialistas da Oficina de Mosaicos foi contratada para restaurar o painel – sob a liderança da arquiteta Isabel Ruas. São aproximadamente 26 mil mosaicos de vidro, de 2 x 2 cm, e cerca de 50 cores diferentes. “As peças são da Vidrotil. Parceira no projeto, a empresa está buscando estoque da época para recompor o material”, diz a artista plástica Claudia Caballeria, integrante da Oficina de Mosaicos.

A obra, no valor de R$ 1,25 milhão, é patrocinada pelo banco Credit Suisse e pela corretora Credit Suisse Hedging Griffo e executada pela construtora Racional Engenharia, com término previsto para julho de 2011. “Em breve, devolveremos a obra à cidade, junto com o teatro inteiramente reconstruído e ampliado. Isso, sem dúvida, contribuirá para a recuperação do centro e da cena cultural de São Paulo”, diz Eric Klug, relações institucionais da Sociedade de Cultura Artística. É possível agendar uma visita monitorada pelo tel. (11) 5083-4360 para saber mais sobre o restauro.

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s