Efeitos de luz na decoração
Arquitetos e decoradores ensinam: painéis de madeira e rasgos nas paredes e no teto escondem as lâmpadas e criam uma luz suave e indireta nos ambientes
Lambri embute a iluminação
Apenas um ponto luminoso não seria suficiente para clarear o ambiente de jantar deste apartamento. Por isso, a decoradora Maristella Zanini decidiu ampliar as fontes de luz na sala. Revestiu parte das paredes de MDF pintado de branco, deixando um vão de 8 cm para instalar lâmpadas de luz amarelada ao longo do painel. “A iluminação indireta torna os espaços de convivência mais agradáveis”, assegura. Onde encontrar: mesa da Vermeil e louça da Magnificent Home Style.
Luz suave nas laterais do teto
Integrada à cozinha, esta copa ganhou painel revestido de laminado plástico no padrão carvalho para conquistar aconchego. A iluminação também segue essa premissa. “Afastado 15 cm das paredes, o forro de gesso deixa vazar a luz de lâmpadas dicróicas embutidas em um segundo forro. A solução banha o ambiente com uma luz suave”, diz o arquiteto Antonio Gomes Júnior. Onde encontrar: mesa Tulipa da Brentwood e cadeiras Panton, da Etna. Marcenaria executada pela Fenarte.
Lareira e forro em destaque
Ponto central da arquitetura, a lareira de mármore solta da parede ganha ainda mais destaque quando a iluminação nas laterais está acesa. “Aidéia é criar uma luz cenográfica”, diz a decoradora Cristina Barbara. Repare que o mesmo recurso ela usou também no forro de gesso. Para iluminar os objetos sobre a mesa, Cristina recorreu a luminárias embutidas, com facho de luz direcionado. Onde encontrar: móveis da Artefacto, almofadas da Safira Sedas e objetos da LS Selection.
Luz direta e indireta
Neste quarto de decoração clássica, as arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli combinaram dois circuitos de iluminação – um com luz direta e outro indireta. No nicho da cabeceira, luminárias de luz focada valorizam o revestimento de palha de seda. Nas laterais, lâmpadas fluorescentes embutidas em painéis de madeira criam uma luz mais delicada. Onde encontrar: palha da Casapronta, criado-mudo da Christie, banco da Wallpaper e tapete da Século.
Luminária rouba a cena
O apartamento alugado e a pressa de mudar do morador motivaram a arquiteta Patrícia Martinez a buscar soluções práticas, porém de grande efeito. No quarto, recortou 50 cm do forro e posicionou ali uma luminária que joga a luz para o teto. “Dimerizei a lâmpada para poder variar a luminosidade”, fala. Quando quer ler na cama, o morador conta com uma luminária articulável na outra mesa lateral. Onde encontrar: edredom da Casa Almeida, tapete da Teto e tela de Anita Kaufman.